Mazda 2: Função de Controlo da Velocidade de Cruzeiro

Enquanto esta função estiver em funcionamento, o controlo da distância é desativado e apenas a função de controlo da velocidade de cruzeiro funciona.

A velocidade do veículo pode ser definida para uma velocidade superior a 25 km/h.

Utilize a função de controlo da velocidade de cruzeiro em autoestradas e outras vias que não requeiram muitas acelerações e desacelerações repetidamente.

AVISO

Não utilize o controlo da velocidade de cruzeiro nos seguintes locais: Caso contrário, poderá originar um acidente.

  • Estradas com curvas acentuadas e onde o tráfego é pesado e o espaço entre veículos é insuficiente. (A condução nestas condições utilizando a função de controlo da velocidade de cruzeiro não é possível)
  • Descidas inclinadas (A velocidade definida pode ser excedida por não poder ser aplicada suficiente travagem com o motor)
  • Estradas escorregadias, tais como estradas cobertas com gelo ou neve (Os pneus podem patinar e causar a perda de controlo do veículo)

Conduza sempre com cuidado: Os avisos e o controlo de travagem não irão funcionar após a função de controlo da distância ser cancelada e o sistema ser alterado para apenas a função de controlo da velocidade de cruzeiro. Pressione o pedal do travão para desacelerar, de acordo com as condições circundantes, enquanto mantém uma distância de segurança em relação ao veículo da frente e conduzindo sempre com segurança.

Passar para a função de controlo da velocidade de cruzeiro

Quando o interruptor MODE é pressionado enquanto o sistema de Controlo da Velocidade de Cruzeiro de Radar Mazda (MRCC) estiver ligado, o sistema passa para a função de controlo da velocidade de cruzeiro.

Quando o sistema passa para a função de controlo da velocidade de cruzeiro, a indicação principal da velocidade de cruzeiro (branca) é visualizada da seguinte forma no painel de instrumentos e no ecrã de condução ativa para notificar o condutor:

AVISO

Desligue sempre a função de controlo da velocidade de cruzeiro quando não estiver a ser utilizada: É perigoso deixá-la ligada quando não estiver a ser utilizada, pois pode entrar em funcionamento de modo inesperado, resultando em acidente.

Como definir a velocidade

Ajuste o sistema para a velocidade desejada do veículo utilizando o pedal do acelerador.

Quando o interruptor SET+ ou SET- for pressionado, a indicação de velocidade de cruzeiro definida (verde) liga e tem início o controlo da distância.

NOTA

  • O sistema poderá não conseguir manter a velocidade definida constantemente, consoante as condições de condução, tais como descidas ou subidas íngremes.
  • A velocidade continuará a aumentar enquanto o interruptor SET+ for mantido pressionado. A velocidade continuará a diminuir enquanto o interruptor SET- for mantido pressionado.

Como aumentar a velocidade definida

A velocidade definida pode ser aumentada efetuando as seguintes operações:

Para aumentar a velocidade utilizando o interruptor SET+

Mantenha pressionado o interruptor SET+ e solte-o na velocidade pretendida.

A velocidade definida pode ser ajustada de modo adicional (em incrementos de 1 km/h) pressionando o interruptor e soltando-o imediatamente. Por exemplo, se o interruptor for pressionado 4 vezes, a velocidade definida aumenta em cerca de 4 km/h.

Para aumentar a velocidade utilizando o pedal do acelerador

Pressione o pedal do acelerador e pressione o interruptor SET+ ou SET- na velocidade desejada.

Se não for pressionar o interruptor, o sistema volta à velocidade definida após retirar o seu pé do pedal do acelerador.

Como Diminuir a Velocidade Definida

Pressione continuamente o interruptor SET- e solte-o na velocidade pretendida.

A velocidade definida pode ser ajustada de modo adicional (em incrementos de 1 km/h) pressionando o interruptor e soltando-o imediatamente. Por exemplo, se o interruptor for pressionado 4 vezes, a velocidade do veículo definida diminui em cerca de 4 km/h.

Desativar a função

Desativar utilizando o interruptor OFF/CAN

Quando o interruptor OFF/CAN for pressionado uma vez, a função de controlo da velocidade de cruzeiro é desativada.

Desativar utilizando o interruptor MODE

Quando o interruptor MODE for pressionado, a função de controlo da velocidade de cruzeiro é desativada e a função de controlo da distância está pronta a funcionar.

A função de controlo da velocidade de cruzeiro é desativada automaticamente nos seguintes casos. Se o interruptor RES for pressionado quando a velocidade do veículo for igual ou superior a 25 km/h, a velocidade volta ao originalmente definido.

(Caixa de velocidades manual)

(Caixa de velocidades automática)

NOTA

  • Se a velocidade do veículo diminuir em cerca de 15 km/h ou mais, do que a velocidade definida, a função de controlo da velocidade de cruzeiro pode ser desativada.
  • Quando a velocidade do veículo for inferior a 21 km/h, a função de controlo da velocidade de cruzeiro é desativada. Neste caso, a velocidade do veículo não voltará à velocidade original definida, mesmo que acelere o veículo para uma velocidade igual ou superior a 25 km/h e o interruptor RES seja pressionado. Coloque a zeros a função de controlo da velocidade de cruzeiro.
Veja também:

Mazda 2. Indicador do Limitador de Velocidade Regulável
O estado da configuração do limitador de velocidade regulável é apresentado no ecrã da condução ativa (painel de instrumentos Tipo A*1) ou no ecrã no painel de instrumentos (painel de instrumentos Tipo B*1). *1 Para determinar que painel de instrumentos está instalado no seu Mazda, consulte Instrumentos e Indicadores. Ecrã stand-by Indica quando o interruptor do limitador de v ...

Peugeot 207. Generalidades sobre as Cadeiras para crianças
Preocupação constante da PEUGEOT aquando da concepção do seu veículo, a segurança dos seus fi lhos depende também de si. Para proporcionar a máxima segurança, deve respeitar as seguintes instruções:  em conformidade com a regulamentação europeia, todas as crianças com menos de 12 anos ou com uma altura inferior a um metro e cinquenta devem ser transpor ...

Mazda 2. Condução Perigosa
AVISO Tenha muito cuidado se necessitar de realizar uma passagem para uma mudança inferior em zonas escorregadias: É perigoso realizar uma passagem para uma mudança inferior quando conduz em zonas escorregadias. A mudança rápida de velocidade dos pneus pode fazer com que derrapem. Tal poderá originar a perda de controlo do veículo ou um acidente. ...

Manual do Veículo



www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0187