Mazda 2: Ligar o Motor

AVISO

As ondas rádio da chave podem afetar dispositivos clínicos como, por exemplo, pacemakers: Antes de utilizar a chave junto de pessoas que utilizam dispositivos clínicos, solicite informação ao fabricante do dispositivo ou ao seu médico se as ondas rádio da chave podem afetar o dispositivo.

 

NOTA

  • A chave deve ser transportada devido ao facto de possuir um chip imobilizador que deve comunicar com a unidade de controlo do motor dentro de um pequeno raio de alcance.
  • O motor pode ser ligado a partir de qualquer posição do botão de arranque do motor (off, ACC, ou ON).
  • Para evitar quaisquer efeitos adversos num passageiro portador de pacemaker ou de outro aparelho clínico, as funções do sistema de botão de arranque do motor (função que permite ligar o motor, com a chave simplesmente na posse do condutor) podem ser desativadas. Se o sistema estiver desativado, não poderá ligar o motor simplesmente transportando consigo a chave. Para mais informações, consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda. Se as funções do sistema de botão de arranque do motor tiverem sido desativadas, poderá ligar o motor através do seguinte procedimento indicado quando a pilha da chave estiver gasta.

    Consulte Função de Arranque do Motor Quando a Pilha da Chave Estiver Gasta.

  • Após o arranque a frio do motor, o regime aumenta e poderá ser ouvido um zumbido do compartimento do motor.

    Isto deve-se à melhoria da filtragem dos gases de escape e não significa qualquer avaria de componentes.

  1. Certifique-se que transporta a chave.
  2. Os ocupantes deverão colocar os cintos de segurança.
  3. Certifique-se que o travão de estacionamento está acionado.
  4. Continue a pressionar o pedal dos travões até o motor ligar.
  5. (Caixa de velocidades manual) Continue a pressionar o pedal da embraiagem de modo firme até o motor ligar. (Caixa de velocidades automática) Coloque a alavanca de velocidades na posição de estacionamento (P). Se necessitar ligar o motor enquanto o veículo estiver em movimento, coloque a alavanca de velocidades na posição (N).
NOTA
(Caixa de velocidades manual)
O motor de arranque não funcionará se o pedal da embraiagem não for pressionado suficientemente. (Caixa de velocidades automática) O motor de arranque não funcionará se a alavanca de velocidades não estiver na posição P ou N e o pedal dos travões não for pressionado suficientemente.
  1. Verifique se a luz indicadora KEY (verde) no painel de instrumentos e a luz indicadora do botão de arranque do motor (verde) ligam.

Ligar o Motor

Ligar o Motor

NOTA

  • Se a luz indicadora do botão de arranque do motor (verde) pisca, certifique-se que a chave está a ser transportada.
  • Se a luz indicadora do botão de arranque do motor (verde) piscar com a chave na sua posse, toque com a chave no botão de arranque do motor e ligue o mesmo. Consulte Função de Arranque do Motor Quando a Pilha da Chave Estiver Gasta.

 

CUIDADO Se a luz avisadora KEY (vermelha) ligar ou a luz indicadora do botão de arranque do motor (amber) piscar, poderá indicar a existência de avaria no sistema de arranque do motor. Desta forma, poderá não ser possível ligar o motor ou colocar a ignição na posição ACC ou ON. Solicite a inspeção do seu veículo num reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

 

NOTA

  • Nas seguintes condições, a luz avisadora KEY (vermelha) pisca após pressionar o botão de arranque do motor. Desta forma permite informar o condutor que o botão de arranque do motor não irá comutar para a posição ACC mesmo que seja pressionado a partir da posição Off.
  • A pilha da chave está descarregada.
  • A chave está fora do raio de alcance.
  • A chave está colocada numa zona com pouca captação de sinal pelo sistema .
  • Existe uma chave de outro fabricante idêntica à chave do seu veículo no raio de alcance do sistema.
  • (Método de arranque forçado do motor) Se a luz avisadora KEY (vermelha) acende ou a luz indicadora do botão de arranque do motor (amber) pisca, poderá indicar a impossibilidade de arranque do motor através do método normal. Solicite a inspeção do seu veículo num reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda. Se isto acontecer, o motor poderá ser ligado forçosamente. Pressione e mantenha pressionado o botão de arranque do motor até o motor ligar. São necessários outros procedimentos para ligar o motor como, por exemplo, possuir a chave no interior do habitáculo e pressionar o pedal da embraiagem (caixa de velocidades manual) ou o pedal dos travões (caixa de velocidades automática).
  • Quando o motor é ligado de modo forçado, a luz avisadora KEY (vermelha) permanece ligada e a luz indicadora do botão de arranque do motor (amber) permanece a piscar.
  • (Caixa de velocidades automática) Quando a alavanca de velocidades se encontra na posição (N), a luz indicadora KEY (verde) e a luz indicadora do botão de arranque do motor (verde) não ligam.
  1. Pressione o botão de arranque do motor após a luz indicadora KEY (verde) no painel de instrumentos e a luz indicadora do botão de arranque do motor (verde) ligarem.

NOTA

  • Após ligar o motor, a luz indicadora do botão de arranque do motor (amber) desliga e a ignição fica na posição ON.
  • (SKYACTIV-G 1.3, SKYACTIV-G 1.5) Após pressionar o botão de arranque do motor e antes do motor ligar, poderá ouvir o som de funcionamento da bomba de combustível junto ao depósito.

    Trata-se de uma situação normal e não significa a existência de avaria.

  • (SKYACTIV-D 1.5)
  • Quando ligar o motor, não liberte o pedal do travão após pressionar o botão de arranque do motor enquanto a luz indicadora de pré-aquecimento no painel de instrumentos não desligar e o motor arrancar.
  • Se o pedal do travão for libertado antes do motor arrancar, pressione novamente o pedal do travão e pressione o botão de arranque do motor para ligar o motor.
  • Se a ignição for deixada na posição ON durante um longo período de tempo sem o motor ser colocado em funcionamento após o aquecimento das velas de pré-aquecimento, estas poderão voltar a aquecer e consequentemente, a luz indicadora de pré-aquecimento no painel de instrumentos volta a ligar.
  • O motor de arranque não será acionado enquanto a luz indicadora de pré-aquecimento não desligar.

  1. Após ligar o motor, deixe-o ao ralenti durante cerca de 10 segundos (proibido na Alemanha).

NOTA

  • (Alemanha) Conduza imediatamente após ligar o motor. Contudo, não permita que o motor trabalhe em regimes elevados enquanto não atingir a temperatura normal de funcionamento.
  • (SKYACTIV-G 1.3, SKYACTIV-G 1.5)
  • Quer o motor esteja frio ou quente, deverá ser ligado sem a utilização do pedal do acelerador.
  • Se o motor não ligar à primeira tentativa, consulte Arranque do Motor Afogado em Arranque de Emergência. Se ainda assim não for possível ligar o motor, solicite a inspeção do veículo num Reparador Autorizado Mazda .
  • (SKYACTIV-D 1.5) Se a temperatura ambiente for inferior a - 10 °C, por motivos de proteção do motor, poderá não ser possível obter o regime máximo do motor durante três minutos após ligar o motor.
  • (Veículo com caixa de velocidades manual com função i-stop) Se o motor parou devido à perda de velocidade, pode ser novamente ligado pressionando o pedal da embraiagem, durante 3 segundos, aquando da paragem do motor.

    O motor não pode ser novamente ligado mesmo com o pedal da embraiagem pressionado, sob as seguintes condições:

  • A porta do condutor esta aberta.
  • O cinto de segurança do condutor não está colocado.
  • O pedal da embraiagem não é libertado, por completo, depois do motor parar.
  • O pedal da embraiagem é pressionado sem o motor estar parado por completo.
Veja também:

Citroën DS3. Filtro de ar e filtro do habitáculo
Consulte o plano de manutenção do construtor para conhecer a periodicidade de substituição destes elementos. Em função do meio ambiente (atmosfera poeirenta...) e da utilização do veículo (condução urbana...), substitua-os, se necessário, com uma frequência duas vezes superior. Um filtro de habitáculo obstruído pode deteriorar o desempenho do sistema de ar condicionado e ...

Citroën DS3. Destrancamento do veículo
Abrir a chave Prima previamente este botão para abrir. Destrancar com o telecomando Prima o cadeado aberto para destrancar o veículo. Destrancar com a chave Rode a chave para a esquerda na fechadura da porta do condutor para destrancar o veículo. O destrancamento é assinalado pelo funcionamento intermitente rápido das luzes de mudança de direcção durante cerca de dois segu ...

Mazda 2. Inspeção do Nível do Eletrólito da Bateria
Um baixo nível de eletrólito da bateria poderá causar a descarga rápida da bateria. Inspecione o nível de eletrólito pelo menos uma vez por semana. Se for baixo, retire as tampas e acrescente água destilada suficiente para repor o nível entre as marcas superior e inferior (ilustração). Não abasteça demasiado. Verifique o peso específico do eletrólito com um higrómetro ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0093