Mazda 2: Interruptor da Ignição

Posições do Botão de Arranque do Motor

O sistema funciona apenas quando o condutor está no interior do veículo ou dentro do raio de alcance do sistema, transportando consigo a chave.

Cada vez que o botão de arranque do motor é pressionado, a ignição é comutada pela ordem off, ACC e ON. Pressionando novamente o botão de arranque do motor a partir da posição ON irá desligar a ignição.

Posições do Botão de Arranque do Motor

NOTA

  • O motor é ligado pressionando o botão de arranque do motor ao mesmo tempo que o pedal da embraiagem (caixa de velocidades manual) ou o pedal dos travões (caixa de velocidades automática). Para comutar a ignição, pressione o botão de arranque do motor sem pressionar o pedal.
  • Não deixe o interruptor da ignição na posição ON se o motor não estiver ligado. Caso contrário, poderá descarregar a bateria. Se a ignição for deixada na posição ACC (Para veículos com caixa de velocidades automática, alavanca de velocidades na posição P e a ignição na posição ACC), a ignição desliga automaticamente após cerca de 25 minutos.

Off

A alimentação aos dispositivos elétricos e a luz indicadora do botão de arranque do motor (amber) são desligadas.

Nesta posição o volante está bloqueado.

AVISO

Antes de abandonar o banco do condutor, coloque o interruptor da ignição na posição off, acione o travão de estacionamento e coloque a alavanca de velocidades na posição P (caixa de velocidades automática) ou na posição 1 ou R (caixa de velocidades manual): É perigoso abandonar o banco do condutor sem colocar a ignição na posição off, acionar o travão de estacionamento e colocar a alavanca de velocidades na posição P (caixa de velocidades automática) ou na posição 1 ou R (caixa de velocidades manual).

O veículo poderá mover-se inesperadamente e resultar num acidente.

Adicionalmente, se tiver intenção de abandonar o veículo mesmo que seja por um curto período de tempo, é importante desligar a ignição, caso contrário, se deixar noutra posição irá desativar alguns sistemas de segurança do veículo e descarregar a bateria.

 

NOTA (Direção bloqueada) Se a luz indicadora do botão de arranque (verde) está a piscar e se o sinal sonoro for emitido, isto significa que o volante da direção não está desbloqueado. Para desbloquear o volante, pressione o botão de arranque enquanto roda o volante para a esquerda e para a direita.

ACC (Acessórios)

Alguns acessórios elétricos operam e a luz indicadora (amber) liga.

Nesta posição o volante está desbloqueado.

NOTA O sistema de entrada sem chave não funciona com o botão de arranque do motor na posição ACC, as portas não trancam/destrancam mesmo que tenham sido trancadas manualmente.

ON

Esta é a posição normal de funcionamento após o motor ter sido ligado. A luz indicadora (amber) desliga. (A luz indicadora (amber) liga quando a ignição é colocada na posição ON e o motor está desligado.) Algumas luzes indicadoras/avisadoras devem ser inspecionadas antes de ligar o motor .

NOTA (SKYACTIV-G 1.3, SKYACTIV-G 1.5) Quando o botão de arranque do motor é pressionado para a posição ON, poderá ouvir o som de funcionamento da bomba de combustível junto ao depósito. Trata-se de uma situação normal e não significa a existência de avaria.
Veja também:

Mazda 2. Sensores de Radar (Traseiros)
O seu veículo está equipado com sensores de radar (traseiros). Os seguintes sistemas também utilizam sensores de radar (traseiros). Sistema de Monitorização do Ângulo Morto (BSM) Alerta de Trânsito na Traseira do Veículo (RCTA) Os sensores de radar (traseiros) funcionam detetando as ondas de rádio refletidas de um veículo que se aproxima a partir da traseira ou uma obstru ...

Mazda 2. Posição de Montagem da Cadeira de Bebé
A cadeira para bebé é utilizada apenas virada para trás. Consulte a "Tabela de Compatibilidade dos Sistemas de Retenção para Várias Posições" relativamente às várias posições de montagem . AVISO Instale sempre uma cadeira para bebés na posição correta: É perigoso instalar uma cadeira para bebés sem consultar primeiro "Tabela de Compatibilidade dos ...

Mazda 2. Gases de Escape (Monóxido de carbono)
AVISO Não conduza o veículo se sentir gases de escape no interior do veículo: Os gases de escape são perigosos. Os gases contêm monóxido de carbono (CO), que é incolor, inodoro e nocivo. Quando inalado, pode causar a perda de consciência e levar à morte. Se sentir gases de escape no interior do veículo, abra completamente todos os vidros e consulte um re ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0184