Mazda 2: Interruptor da Ignição

Posições do Botão de Arranque do Motor

O sistema funciona apenas quando o condutor está no interior do veículo ou dentro do raio de alcance do sistema, transportando consigo a chave.

Cada vez que o botão de arranque do motor é pressionado, a ignição é comutada pela ordem off, ACC e ON. Pressionando novamente o botão de arranque do motor a partir da posição ON irá desligar a ignição.

Posições do Botão de Arranque do Motor

NOTA

  • O motor é ligado pressionando o botão de arranque do motor ao mesmo tempo que o pedal da embraiagem (caixa de velocidades manual) ou o pedal dos travões (caixa de velocidades automática). Para comutar a ignição, pressione o botão de arranque do motor sem pressionar o pedal.
  • Não deixe o interruptor da ignição na posição ON se o motor não estiver ligado. Caso contrário, poderá descarregar a bateria. Se a ignição for deixada na posição ACC (Para veículos com caixa de velocidades automática, alavanca de velocidades na posição P e a ignição na posição ACC), a ignição desliga automaticamente após cerca de 25 minutos.

Off

A alimentação aos dispositivos elétricos e a luz indicadora do botão de arranque do motor (amber) são desligadas.

Nesta posição o volante está bloqueado.

AVISO

Antes de abandonar o banco do condutor, coloque o interruptor da ignição na posição off, acione o travão de estacionamento e coloque a alavanca de velocidades na posição P (caixa de velocidades automática) ou na posição 1 ou R (caixa de velocidades manual): É perigoso abandonar o banco do condutor sem colocar a ignição na posição off, acionar o travão de estacionamento e colocar a alavanca de velocidades na posição P (caixa de velocidades automática) ou na posição 1 ou R (caixa de velocidades manual).

O veículo poderá mover-se inesperadamente e resultar num acidente.

Adicionalmente, se tiver intenção de abandonar o veículo mesmo que seja por um curto período de tempo, é importante desligar a ignição, caso contrário, se deixar noutra posição irá desativar alguns sistemas de segurança do veículo e descarregar a bateria.

 

NOTA (Direção bloqueada) Se a luz indicadora do botão de arranque (verde) está a piscar e se o sinal sonoro for emitido, isto significa que o volante da direção não está desbloqueado. Para desbloquear o volante, pressione o botão de arranque enquanto roda o volante para a esquerda e para a direita.

ACC (Acessórios)

Alguns acessórios elétricos operam e a luz indicadora (amber) liga.

Nesta posição o volante está desbloqueado.

NOTA O sistema de entrada sem chave não funciona com o botão de arranque do motor na posição ACC, as portas não trancam/destrancam mesmo que tenham sido trancadas manualmente.

ON

Esta é a posição normal de funcionamento após o motor ter sido ligado. A luz indicadora (amber) desliga. (A luz indicadora (amber) liga quando a ignição é colocada na posição ON e o motor está desligado.) Algumas luzes indicadoras/avisadoras devem ser inspecionadas antes de ligar o motor .

NOTA (SKYACTIV-G 1.3, SKYACTIV-G 1.5) Quando o botão de arranque do motor é pressionado para a posição ON, poderá ouvir o som de funcionamento da bomba de combustível junto ao depósito. Trata-se de uma situação normal e não significa a existência de avaria.
Veja também:

Peugeot 207. Tratamento do ar
O ar ao entrar segue diferentes vias em função dos comandos seleccionados pelo condutor:  chegada directa no habitáculo (entrada de ar),  passagem num circuito de aquecimento (aquecimento),  passagem num circuito de refrigeração (ar condicionado). O comando de temperatura permite obter o nível de conforto desejado misturando o ar dos diferentes circ ...

Mazda 2. Interruptor i-stop OFF
Ao pressionar o interruptor até ser emitido um beep, a função i-stop é desligada e a luz avisadora i-stop (amber) no painel de instrumentos liga. Ao pressionar novamente o interruptor até ser emitido um beep, a função i-stop torna-se operacional e a luz avisadora i-stop (amber) desliga. NOTA Se o motor for parado com a função i-stop cancelada, a função i-stop torna ...

Škoda Fabia. Soltar/apertar os parafusos da roda
Fig. 184 Alivie os parafusos da roda Coloque a chave de rodas até ao batente no parafuso da roda. Utilizar para os parafusos antirroubo da roda a peça de encaixe associada Fig. 183 . Para soltar os parafusos segurar na ponta da chave e rodar o parafuso cerca de uma volta no sentido da seta Fig. 184. Para apertar os parafusos, segurar na ponta da chave e rodar ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0079