Mazda 2: Gamas da Caixa de Velocidades

P (Estacionamento)

Na posição P, a caixa de velocidades fica bloqueada e previne a rotação das rodas dianteiras.

AVISO

Coloque sempre a alavanca de velocidades na posição P e acione o travão de estacionamento: É perigoso imobilizar o veículo colocando apenas a alavanca de velocidades na posição P, sem acionar o travão de estacionamento. Se a caixa de velocidades na posição P não suportar o veículo, este poderá mover-se inesperadamente e causar um acidente.

 

CUIDADO

  • Colocar a alavanca de velocidades na posição P, N ou R enquanto o veículo está em movimento pode danificar a caixa de velocidades.
  • Engrenar uma velocidade ou a marcha-atrás quando o regime do motor é superior ao ralenti, pode danificar a caixa de velocidades.

R (Marcha-atrás)

Na posição R, o veículo move-se apenas para trás. É necessário imobilizar o veículo antes de mover a alavanca de velocidades para ou da posição R, com exceção da situação explicada em Patinagem das Rodas-.

NOTA (Com sistema de sensores de estacionamento) Quando a alavanca das velocidades é colocada na posição R com a ignição ligada, o sistema de sensores de estacionamento é ativado e ouve-se um sinal sonoro.

Consulte Sistema de Sensores de Estacionamento.

N (Ponto-morto)

Na posição N, as rodas e a caixa de velocidades não estão bloqueadas. O veículo movimentar-se-á livremente numa estrada com o mais pequeno declive, exceto se o travão de estacionamento ou os travões estiverem aplicados.

AVISO

Se o regime do motor for superior ao ralenti, não passe da posição N ou P para uma velocidade de marcha: É perigoso passar da posição N ou P para uma velocidade de marcha quando o regime do motor for superior ao ralenti. Se esta operação for efetuada, o veículo pode mover-se repentinamente, causando um acidente ou ferimentos graves.

Não coloque a alavanca de velocidades na posição N com o veículo em movimento: É perigoso colocar a alavanca de velocidades na posição N com o veículo em movimento. O efeito de travagem do motor não pode ser obtido, podendo resultar em acidente ou ferimentos graves.

 

CUIDADO Não coloque a alavanca de velocidades na posição N com o veículo em movimento. Caso contrário, poderá danificar a caixa de velocidades.

 

NOTA Acione o travão de estacionamento ou pressione o pedal dos travões antes de mover a alavanca de velocidades da posição N para evitar o movimento inesperado do veículo.

D (Condução)

D é a posição normal de condução. A partir de uma paragem, a caixa de velocidades passará automaticamente por uma sequência de 6 velocidades.

M (Manual)

Na posição M a caixa está no modo manual. É possível passar para velocidades superiores ou inferiores através da alavanca de velocidades.

Consulte Modo de Engrenamento Manual.

Veja também:

Škoda Fabia. Fusíveis no painel de bordo
Fig. 201 Retirar a cobertura Os fusíveis encontram-se na parte inferior do painel de bordo, por trás da sua cobertura. Substituir fusível Retirar a chave de ignição, desligar a luz e todos os consumidores elétricos. Remover a tampa da caixa de fusíveis no sentido da seta Fig. 201. Pegar o gancho de plástico do suporte na ...

Škoda Fabia. Descrição do acionamento
Fig. 136 Elementos de comando do sistema de regulação da velocidade Visão geral dos elementos de comando do GRA Fig. 136      Ativar GRA (regulação inativa)           Cancelar a regulação (posição suspensa)           ...

Škoda Fabia. Aviso e travagem automática
Fig. 146 Visor do painel de instrumentos: Aviso ou travagem de emergência em baixa velocidade Travagem de emergência em baixa velocidade Em caso de um perigo de colisão numa gama de velocidades do veículo de cerca de 5 km/h até 30 km/h, o sistema aciona uma travagem automática. Numa travagem automática aparece no visor a luz de controlo ...

Manual do Veículo



www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 1.5517