P (Estacionamento)
Na posição P, a caixa de velocidades fica bloqueada e previne a rotação das rodas dianteiras.
AVISO Coloque sempre a alavanca de velocidades na posição P e acione o travão de estacionamento: É perigoso imobilizar o veículo colocando apenas a alavanca de velocidades na posição P, sem acionar o travão de estacionamento. Se a caixa de velocidades na posição P não suportar o veículo, este poderá mover-se inesperadamente e causar um acidente. |
CUIDADO
|
R (Marcha-atrás)
Na posição R, o veículo move-se apenas para trás. É necessário imobilizar o veículo antes de mover a alavanca de velocidades para ou da posição R, com exceção da situação explicada em Patinagem das Rodas-.
NOTA (Com sistema de sensores de estacionamento)
Quando a alavanca das velocidades é colocada na posição R com a
ignição ligada, o sistema de sensores de estacionamento é ativado
e ouve-se um sinal sonoro. Consulte Sistema de Sensores de Estacionamento. |
N (Ponto-morto)
Na posição N, as rodas e a caixa de velocidades não estão bloqueadas. O veículo movimentar-se-á livremente numa estrada com o mais pequeno declive, exceto se o travão de estacionamento ou os travões estiverem aplicados.
AVISO Se o regime do motor for superior ao ralenti, não passe da posição N ou P para uma velocidade de marcha: É perigoso passar da posição N ou P para uma velocidade de marcha quando o regime do motor for superior ao ralenti. Se esta operação for efetuada, o veículo pode mover-se repentinamente, causando um acidente ou ferimentos graves. Não coloque a alavanca de velocidades na posição N com o veículo em movimento: É perigoso colocar a alavanca de velocidades na posição N com o veículo em movimento. O efeito de travagem do motor não pode ser obtido, podendo resultar em acidente ou ferimentos graves. |
CUIDADO Não coloque a alavanca de velocidades na posição N com o veículo em movimento. Caso contrário, poderá danificar a caixa de velocidades. |
NOTA Acione o travão de estacionamento ou pressione o pedal dos travões antes de mover a alavanca de velocidades da posição N para evitar o movimento inesperado do veículo. |
D (Condução)
D é a posição normal de condução. A partir de uma paragem, a caixa de velocidades passará automaticamente por uma sequência de 6 velocidades.
M (Manual)
Na posição M a caixa está no modo manual. É possível passar para velocidades superiores ou inferiores através da alavanca de velocidades.
Consulte Modo de Engrenamento Manual.
Mazda 2. Conta-Quilómetros, Conta-Quilómetros Parcial, Computador de Bordo e Seletor
do Conta-Quilómetros Parcial
O modo de visualização pode ser alterado entre conta-quilómetros parcial A
e conta-quilómetros parcial B pressionando o seletor enquanto um dos dois
é indicado.
O modo selecionado será indicado.
NOTA Quando o interruptor da ignição é
colocado na posição ACC ou off, os conta-quilómetros total ou parcial
não poderão ser visualizados, contudo, ao pressionar ...
Mazda 2. Controlo do Vidro Elétrico do Condutor
Abertura/fecho normal
Para abrir o vidro até à posição desejada, pressione ligeiramente e
mantenha pressionado o interruptor.
Para fechar o vidro até à posição
desejada, puxe ligeiramente o interruptor.
Abertura/fecho automático
Para abrir totalmente o vidro de modo automático, pressione completamente
o interruptor, de seguida liberte-o. O vidro irá abrir totalmente de mod ...
Chevrolet Aveo. Imobilização prolongada
Em seguida indicamos o
procedimento a seguir se o veículo
não for utilizado durante vários
meses:
Lavar e encerar o veículo.
Verificar a protecção de cera do
compartimento do motor e da
substrutura.
Atestar completamente o depósito
do combustível.
Limpar e conservar vedantes de
borracha.
Mudar o óleo de motor.
...
www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0068