Mazda 2: Gamas da Caixa de Velocidades

P (Estacionamento)

Na posição P, a caixa de velocidades fica bloqueada e previne a rotação das rodas dianteiras.

AVISO

Coloque sempre a alavanca de velocidades na posição P e acione o travão de estacionamento: É perigoso imobilizar o veículo colocando apenas a alavanca de velocidades na posição P, sem acionar o travão de estacionamento. Se a caixa de velocidades na posição P não suportar o veículo, este poderá mover-se inesperadamente e causar um acidente.

 

CUIDADO

  • Colocar a alavanca de velocidades na posição P, N ou R enquanto o veículo está em movimento pode danificar a caixa de velocidades.
  • Engrenar uma velocidade ou a marcha-atrás quando o regime do motor é superior ao ralenti, pode danificar a caixa de velocidades.

R (Marcha-atrás)

Na posição R, o veículo move-se apenas para trás. É necessário imobilizar o veículo antes de mover a alavanca de velocidades para ou da posição R, com exceção da situação explicada em Patinagem das Rodas-.

NOTA (Com sistema de sensores de estacionamento) Quando a alavanca das velocidades é colocada na posição R com a ignição ligada, o sistema de sensores de estacionamento é ativado e ouve-se um sinal sonoro.

Consulte Sistema de Sensores de Estacionamento.

N (Ponto-morto)

Na posição N, as rodas e a caixa de velocidades não estão bloqueadas. O veículo movimentar-se-á livremente numa estrada com o mais pequeno declive, exceto se o travão de estacionamento ou os travões estiverem aplicados.

AVISO

Se o regime do motor for superior ao ralenti, não passe da posição N ou P para uma velocidade de marcha: É perigoso passar da posição N ou P para uma velocidade de marcha quando o regime do motor for superior ao ralenti. Se esta operação for efetuada, o veículo pode mover-se repentinamente, causando um acidente ou ferimentos graves.

Não coloque a alavanca de velocidades na posição N com o veículo em movimento: É perigoso colocar a alavanca de velocidades na posição N com o veículo em movimento. O efeito de travagem do motor não pode ser obtido, podendo resultar em acidente ou ferimentos graves.

 

CUIDADO Não coloque a alavanca de velocidades na posição N com o veículo em movimento. Caso contrário, poderá danificar a caixa de velocidades.

 

NOTA Acione o travão de estacionamento ou pressione o pedal dos travões antes de mover a alavanca de velocidades da posição N para evitar o movimento inesperado do veículo.

D (Condução)

D é a posição normal de condução. A partir de uma paragem, a caixa de velocidades passará automaticamente por uma sequência de 6 velocidades.

M (Manual)

Na posição M a caixa está no modo manual. É possível passar para velocidades superiores ou inferiores através da alavanca de velocidades.

Consulte Modo de Engrenamento Manual.

Veja também:

Škoda Fabia. Anel de reboque dianteiro
 Fig. 190 Retirar a tampa / montar o anel de reboque Retirar/colocar a tampa Para retirar, pressionar na tampa no sentido da seta 1 e retirá-la no sentido da seta 2 Fig. 190. Para colocar, colocar a tampa na zona da seta 1 e pressionar depois na borda oposta da tampa. A tampa tem de encaixar bem. Montar / desmontar o anel de reboque Para montar, enroscar os ...

Škoda Fabia. Ajustar / modificar a velocidade desejada
A velocidade desejada é ajustada ou modificada com a alavanca de operação Fig. 142 . Ajustar/modificar a velocidade em etapas de 10 km/h ( SPEED) - Condições O ACC está ativado. Aumentar / reduzir a velocidade em etapas de 1 km/h (RESUME/SET) - Condições O ACC está ativado. É efetuada a regulação ...

Citroën DS3. Cadeira para crianças ISOFIX
Recomendada pela CITROËN e homologada para o seu veículo Esta cadeira para crianças pode ser igualmente utilizada nos lugares não equipados com fixações ISOFIX. Nesse caso é obrigatoriamente fixa ao banco do veículo através do cinto de segurança de três pontos. Regule o banco da frente do veículo de forma que os pés da criança não toquem nas costas do b ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0062