Citroën DS3: Sistemas de controlo da trajectória

Citroën DS3 / Segurança / Sistemas de controlo da trajectória

Antipatinagem das rodas (ASR) e controlo dinâmico de estabilidade (CDS)

A antipatinagem das rodas optimiza a motricidade, para evitar a patinagem das rodas, agindo nos travões das rodas motoras e no motor.

O controlo dinâmico de estabilidade actua sobre o travão de uma ou várias rodas e no motor para manter o veículo na trajectória desejada pelo condutor, de acordo com os limites das leis da física.

Activação

Estes sistemas são activados automaticamente cada vez que o arranque do veículo é efectuado.

Em caso de problema de aderência ou de trajectória, este sistema entra em funcionamento.

Esta acção é assinalada pelo funcionamento intermitente deste avisador no quadro de bordo.

Neutralização

Neutralização

Em condições extremamente severas (neve profunda, lama...), em caso de tentativas de arranque infrutíferas, poderá tornar-se útil neutralizar pontualmente os sistemas para fazer patinar as rodas e recuperar a aderência.

F Prima este botão, situado à esquerda sob o volante.

O acendimento da luz avisadora do botão indica a neutralização dos sistemas.

Reactivação

Estes sistemas reactivam-se automaticamente após o desligar da ignição ou a partir de 50 km/h excepto motores a gasolina 1,6 l (THP 165, THP 155, THP 150) e GT RACING.

F Prima novamente este botão para os reactivar manualmente.

Anomalia de funcionamento

O acendimento deste avisador no quadro de bordo e da luz avisadora do botão, acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem, indica um problema de funcionamento desses sistemas.

Solicite a verificação pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada.

Os sistemas CDS/ASR aumentam a segurança em condução normal mas não devem incitar o condutor a assumir riscos suplementares ou a circular a altas velocidades.

O funcionamento destes sistemas é assegurado na condição de respeitar as preconizações do construtor sobre:

  • as rodas (pneus e jantes),
  • os componentes de travagem,
  • os componentes electrónicos,
  • os procedimentos de montagem e de intervenção.

Depois de uma colisão, solicite a verificação desses sistemas pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada.

Veja também:

Mazda 2. Modo de Engrenamento Manual
O modo de engrenamento manual dá-lhe a sensação de conduzir um veículo com caixa de velocidades manual, permitindo-lhe operar a alavanca de velocidades manualmente. Isto permite-lhe controlar o rpm e binário do motor e até as rodas como uma caixa de velocidades manual, que necessita de maior controlo. Para passar ao modo engrenamento manual, mova a alavanca de velocidades da posi ...

Škoda Fabia. Pressão de ar dos pneus
Fig. 174 Autocolante com uma tabela dos valores da pressão de ar dos pneus / encher os pneus Os valores de pressão de ar dos pneus prescritos constam no autocolante com pictogramas A Fig. 174 (para alguns países, os pictogramas foram substituídos por um texto). A pressão de ar dos pneus deve ser sempre adaptada à carga. B.    ...

Mazda 2. Avisador do Limitador de Velocidade*
Se a velocidade do veículo exceder a velocidade definida em cerca de 3 km/h ou mais, um sinal sonoro é emitido continuamente. O sinal sonoro é emitido até que a velocidade do veículo diminua até à velocidade definida ou inferior. CUIDADO Se a velocidade configurada for inferior à velocidade atual do veículo pressionando o interruptor SET- ou RESUME/+, o som de aviso ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0103