Citroën DS3: Sistemas de controlo da trajectória

Citroën DS3 / Segurança / Sistemas de controlo da trajectória

Antipatinagem das rodas (ASR) e controlo dinâmico de estabilidade (CDS)

A antipatinagem das rodas optimiza a motricidade, para evitar a patinagem das rodas, agindo nos travões das rodas motoras e no motor.

O controlo dinâmico de estabilidade actua sobre o travão de uma ou várias rodas e no motor para manter o veículo na trajectória desejada pelo condutor, de acordo com os limites das leis da física.

Activação

Estes sistemas são activados automaticamente cada vez que o arranque do veículo é efectuado.

Em caso de problema de aderência ou de trajectória, este sistema entra em funcionamento.

Esta acção é assinalada pelo funcionamento intermitente deste avisador no quadro de bordo.

Neutralização

Neutralização

Em condições extremamente severas (neve profunda, lama...), em caso de tentativas de arranque infrutíferas, poderá tornar-se útil neutralizar pontualmente os sistemas para fazer patinar as rodas e recuperar a aderência.

F Prima este botão, situado à esquerda sob o volante.

O acendimento da luz avisadora do botão indica a neutralização dos sistemas.

Reactivação

Estes sistemas reactivam-se automaticamente após o desligar da ignição ou a partir de 50 km/h excepto motores a gasolina 1,6 l (THP 165, THP 155, THP 150) e GT RACING.

F Prima novamente este botão para os reactivar manualmente.

Anomalia de funcionamento

O acendimento deste avisador no quadro de bordo e da luz avisadora do botão, acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem, indica um problema de funcionamento desses sistemas.

Solicite a verificação pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada.

Os sistemas CDS/ASR aumentam a segurança em condução normal mas não devem incitar o condutor a assumir riscos suplementares ou a circular a altas velocidades.

O funcionamento destes sistemas é assegurado na condição de respeitar as preconizações do construtor sobre:

  • as rodas (pneus e jantes),
  • os componentes de travagem,
  • os componentes electrónicos,
  • os procedimentos de montagem e de intervenção.

Depois de uma colisão, solicite a verificação desses sistemas pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada.

Veja também:

Chevrolet Aveo. Sistema de travagem antibloqueio
O sistema de travões antiblocagem (ABS) impede que as rodas bloqueiem. O ABS começa a regular a pressão de travagem assim que uma roda apresente tendência para bloquear. A direcção do veículo continua a poder ser utilizada, mesmo durante travagem a fundo. O controlo do ABS é sentido através de um impulso no pedal do trav&a ...

Citroën DS3. Conselhos
O condutor deve certificar-se que os passageiros utilizam correctamente os cintos de segurança e que os mesmos se encontram bem colocados antes de colocar o veículo em movimento. Seja qual for o seu lugar no veículo, coloque sempre o cinto de segurança, mesmo para trajectos curtos. Não inverta os cintos, pois nesse caso eles não assegurariam correctamente a sua função. Os cint ...

Mazda 2. Luzes de Nevoeiro Dianteiras
As luzes de nevoeiro dianteiras podem ser utilizada quando a ignição é colocada na posição ON. Utilize este interruptor para ligar as luzes de nevoeiro dianteiras. As luzes de nevoeiro dianteiras melhoram a visibilidade durante a noite e em condições de nevoeiro. Para ligar as luzes de nevoeiro dianteiras, rode o interruptor das luzes de nevoeiro para a posição ou (o interr ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0064