Škoda Fabia: Gasolina sem chumbo

No lado de dentro da tampa do depósito está indicado o combustível prescrito para o seu veículo Fig. 165.

O veículo só pode ser operado com gasolina sem chumbo, que corresponde à norma EN 2281) e que contém no máximo 10% de bioetanol (E10).

Gasolina recomendada 95/91 ou 92 ou 93 RON/ROZ Recomendamos de utilizar gasolina 95 ROZ.

Opcionalmente pode utilizar gasolina 91, 92 ou 93 ROZ (ligeira perda de potência, ligeiro aumento do consumo de combustível).

Gasolina sem chumbo prescrita, no mínimo, 95 RON/ROZ Utilizar gasolina de, no min. 95 ROZ.

Em caso de emergência pode utilizar gasolina 91, 92 ou 93 ROZ (baixa perda de energia, um ligeiro aumento do consumo de combustível).

CUIDADO

Devem ser observadas as seguintes indicações, caso contrário, existe o perigo de danificar o motor e o sistema de escape.

  • Se utilizar gasolina com índice de octano mais baixo do que prescrito, então, continuar a conduzir com rotações médias e carga mínima do motor. Logo que possível, reabasteça com gasolina cujo índice de octanas corresponda ao recomendado.
  • Gasolina com índice de octano baixo como 91 não pode ser utilizado nem em caso de emergência!
  • Se inadvertidamente tiver abastecido com um combustível diferente da gasolina sem chumbo correspondente às normas supracitadas (p. ex. gasolina com chumbo), não ponha o motor a trabalhar nem ligue a ignição.

CUIDADO

Aditivos de gasolina (aditivos)

  • A gasolina sem chumbo de acordo coma norma EN 2281 ) reúne todas as condições para um motor de funcionamento suave. Por isso recomendamos de não acrescentar aditivos de combustível (aditivos) à gasolina - existe o perigo de danificar o motor ou o sistema de escape.
  • Não utilizar os seguintes aditivos - existe o perigo de danificar o motor ou o sistema de escape!
  • Aditivos com componentes metálicos (aditivos metálicos), em especial com teor de manganês e ferro.
  • Combustíveis com conteúdo de metálico (p. ex., LRP - lead replacement petrol).

Aviso

  • A gasolina sem chumbo com um índice de octanas mais elevado do que o recomendado pode ser utilizada sem restrições.
  • Nos veículos para os quais é recomendada gasolina 95/91 ou 92 ou 93 ROZ, a utilização de gasolina com um índice de octanas superior a 95 ROZ não aumentará o rendimento do motor nem reduzirá o consumo de combustível.
  • Nos veículos para os quais é recomendada gasolina prescrita de no mín. 95 ROZ, a utilização de gasolina com um índice de octanas superior a 95 ROZ poderá aumentar o rendimento do motor e diminuir o consumo de combustível.
Veja também:

Citroën DS3. Computador de bordo
Algumas definições Autonomia (km ou milhas) Número de quilómetros que ainda podem ser percorridos com o combustível que resta no depósito (em função do consumo médio dos últimos quilómetros percorridos). Este valor pode variar no seguimento de uma alteração da condução ou do relevo, ocasionando uma variação considerável do consumo instantâneo. Quando ...

Mazda 2. Modo Direto
O modo direto pode ser utilizado para efetuar passagens de velocidades temporariamente através da operação dos comandos da caixa de velocidades no volante, durante a condução do veículo com a alavanca de velocidades na gama D. Em modo direto, as luzes indicadoras D e M ligam, assim como a luz indicadora de velocidade selecionada. O modo direto é desativado (liberto) nas seguinte ...

Mazda 2. Travões
Este veículo possui travões assistidos que se ajustam automaticamente durante a utilização normal. Caso essa assistência falhe, poderá continuar a travar carregando no pedal dos travões com mais força do que habitualmente. No entanto, a distância de travagem será superior ao normal. AVISO Não conduza com o motor desligado, encontre um local seguro para parar: É p ...

Manual do Veículo



www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0197