Mazda 2: Sugestões de Condução

AVISO

Não deixe o veículo deslocar-se na direção oposta à direção selecionada pela alavanca de velocidades: Não deixe o veículo deslocar-se para trás com a alavanca de velocidades numa posição para a frente, ou não deixe o veículo deslocar-se para a frente com a alavanca de velocidades na posição de marcha-atrás. Caso contrário, o motor será desligado, causando perda de potência nos travões e na direção assistida, dificultando o controlo do veículo podendo resultar num acidente.

Ultrapassagem

Para conseguir mais potência para ultrapassar um veículo ou efetuar uma subida íngreme, pressione totalmente o acelerador. A caixa de velocidades passará automaticamente para uma velocidade inferior, consoante a velocidade do veículo.

NOTA

  • O pedal do acelerador poderá inicialmente oferecer uma certa resistência ao ser pressionado, posteriormente a resistência diminui à medida que vai sendo ainda mais pressionado. Esta alteração na força do pedal, ajuda o sistema de controlo do motor na avaliação da posição do pedal do acelerador em todo o seu curso, para efetuar uma passagem para uma mudança inferior, além da avaliação se a passagem deve ser ou não efetuada.
  • Enquanto a alavanca das velocidades estiver na posição M e o DSC estiver desligado, o modo de engrenamento manual não passa para modo de engrenamento automático, mesmo que o pedal do acelerador seja totalmente pressionado. Opere a alavanca de velocidades.

Arranque em subida íngreme

Para efetuar uma subida a partir da posição de repouso:

  1. Pressione o pedal dos travões.
  2. Selecione D ou M1 dependendo do peso da carga e da inclinação do local.
  3. Liberte o pedal dos travões acelerando gradualmente ao mesmo tempo.

Efetuar descidas íngremes

Quando efetuar uma descida íngreme, efetue uma passagem de caixa para uma velocidade mais baixa, consoante o peso da carga e a inclinação do local. Desça lentamente, utilizando os travões apenas ocasionalmente de forma a evitar o sobreaquecimento dos mesmos.

Veja também:

Mazda 2. Ajuda Inteligente à Travagem em Cidade [Marcha-Atrás] (SCBS R)
A Ajuda Inteligente à Travagem em Cidade [Marcha-Atrás] (SCBS R) é um sistema que foi concebido para reduzir os danos na eventualidade de uma colisão, através do controlo da travagem (travagem SCBS) quando os sensores ultrassónicos do sistema detetam uma obstrução na traseira do veículo, enquanto conduz a uma velocidade de cerca de 2 a 8 km/h e o sistema determina que uma colis ...

Škoda Fabia. Compartimentos de arrumação por baixo do piso
 Fig. 99 Virar o piso / compartimento de arrumação por baixo do piso O compartimento de arrumação A encontra-se por baixo do piso da bagageira Fig. 99. Levantar a área traseira do piso e virar para frente no sentido da seta 1 . O compartimento de arrumação está previsto para guardar objetos com um peso total de 15 kg. ...

Citroën DS3. Comandos sob o volante
+. Comando à direita do volante para aumentar as velocidades.  Prima por trás do comando sob o volante "+" para engrenar a velocidade superior. -. Comando à esquerda do volante para diminuir as velocidades.  Prima por trás do comando sob o volante "-" para engrenar a velocidade inferior. Os comandos no volante não permitem seleccionar o ponto morto, nem passar ...

Manual do Veículo



www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0463