Mazda 2: Sugestões de Condução

AVISO

Não deixe o veículo deslocar-se na direção oposta à direção selecionada pela alavanca de velocidades: Não deixe o veículo deslocar-se para trás com a alavanca de velocidades numa posição para a frente, ou não deixe o veículo deslocar-se para a frente com a alavanca de velocidades na posição de marcha-atrás. Caso contrário, o motor será desligado, causando perda de potência nos travões e na direção assistida, dificultando o controlo do veículo podendo resultar num acidente.

Ultrapassagem

Para conseguir mais potência para ultrapassar um veículo ou efetuar uma subida íngreme, pressione totalmente o acelerador. A caixa de velocidades passará automaticamente para uma velocidade inferior, consoante a velocidade do veículo.

NOTA

  • O pedal do acelerador poderá inicialmente oferecer uma certa resistência ao ser pressionado, posteriormente a resistência diminui à medida que vai sendo ainda mais pressionado. Esta alteração na força do pedal, ajuda o sistema de controlo do motor na avaliação da posição do pedal do acelerador em todo o seu curso, para efetuar uma passagem para uma mudança inferior, além da avaliação se a passagem deve ser ou não efetuada.
  • Enquanto a alavanca das velocidades estiver na posição M e o DSC estiver desligado, o modo de engrenamento manual não passa para modo de engrenamento automático, mesmo que o pedal do acelerador seja totalmente pressionado. Opere a alavanca de velocidades.

Arranque em subida íngreme

Para efetuar uma subida a partir da posição de repouso:

  1. Pressione o pedal dos travões.
  2. Selecione D ou M1 dependendo do peso da carga e da inclinação do local.
  3. Liberte o pedal dos travões acelerando gradualmente ao mesmo tempo.

Efetuar descidas íngremes

Quando efetuar uma descida íngreme, efetue uma passagem de caixa para uma velocidade mais baixa, consoante o peso da carga e a inclinação do local. Desça lentamente, utilizando os travões apenas ocasionalmente de forma a evitar o sobreaquecimento dos mesmos.

Veja também:

Peugeot 207. Funcionamento automático
 Seleccione a posição D para a passagem automática das quatro velocidades. A caixa de velocidades funcionará em modo auto-adaptativo, sem intervenção do condutor. Esta selecciona permanentemente a velocidade de caixa mais adequada ao estilo de condução, ao perfi l da estrada e à carga do veículo. Para obter uma aceleração máxima sem tocar na alavanca, pressi ...

Mazda 2. Aviso do LDWS
Se o sistema determinar que existe a possibilidade de sair da faixa de rodagem, o avisador LDWS é ativado e a luz avisadora LDWS pisca. Opere o volante adequadamente e conduza o veículo para o centro da faixa de rodagem. Para veículos equipados com o ecrã de condução ativa, se existir a possibilidade de saída da faixa de rodagem, o sistema indica a direção, para a qual determin ...

Mazda 2. Como utilizar o modo AUX
Coloque a ignição na posição ACC ou ON. Para ligar o sistema de áudio, pressione o manípulo ON-OFF/ Volume. Pressione o botão media ( ) da unidade de áudio para passar ao modo AUX. NOTA Quando o dispositivo não está ligado à entrada auxiliar, o sistema não comuta para o modo AUX. Ajuste o volume do áudio utilizando o dispositivo de ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0247