Mazda 2: Sugestões de Condução

AVISO

Não deixe o veículo deslocar-se na direção oposta à direção selecionada pela alavanca de velocidades: Não deixe o veículo deslocar-se para trás com a alavanca de velocidades numa posição para a frente, ou não deixe o veículo deslocar-se para a frente com a alavanca de velocidades na posição de marcha-atrás. Caso contrário, o motor será desligado, causando perda de potência nos travões e na direção assistida, dificultando o controlo do veículo podendo resultar num acidente.

Ultrapassagem

Para conseguir mais potência para ultrapassar um veículo ou efetuar uma subida íngreme, pressione totalmente o acelerador. A caixa de velocidades passará automaticamente para uma velocidade inferior, consoante a velocidade do veículo.

NOTA

  • O pedal do acelerador poderá inicialmente oferecer uma certa resistência ao ser pressionado, posteriormente a resistência diminui à medida que vai sendo ainda mais pressionado. Esta alteração na força do pedal, ajuda o sistema de controlo do motor na avaliação da posição do pedal do acelerador em todo o seu curso, para efetuar uma passagem para uma mudança inferior, além da avaliação se a passagem deve ser ou não efetuada.
  • Enquanto a alavanca das velocidades estiver na posição M e o DSC estiver desligado, o modo de engrenamento manual não passa para modo de engrenamento automático, mesmo que o pedal do acelerador seja totalmente pressionado. Opere a alavanca de velocidades.

Arranque em subida íngreme

Para efetuar uma subida a partir da posição de repouso:

  1. Pressione o pedal dos travões.
  2. Selecione D ou M1 dependendo do peso da carga e da inclinação do local.
  3. Liberte o pedal dos travões acelerando gradualmente ao mesmo tempo.

Efetuar descidas íngremes

Quando efetuar uma descida íngreme, efetue uma passagem de caixa para uma velocidade mais baixa, consoante o peso da carga e a inclinação do local. Desça lentamente, utilizando os travões apenas ocasionalmente de forma a evitar o sobreaquecimento dos mesmos.

Veja também:

Citroën DS3. Funcionamento manual
Seleccione a posição M para a passagem sequêncial das seis velocidades. Desloque o selector para o sinal + para passar à velocidade superior. Desloque o selector para o sinal - para passar à velocidade inferior. A passagem de uma velocidade para a outra só tem lugar se as condições de velocidade do veículo e do regime do motor o permitirem; caso contrário, aplicam- ...

Peugeot 207. Qualidade do combustível utilizado para os motores Diesel
Os motores Diesel são perfeitamente compatíveis com os biocombustíveis em conformidade com as normas europeias, actuais e futuras (gasóleo em conformidade com a norma EN 590 misturado com um biocombustível em conformidade com a norma EN 14214) podendo ser distribuídos na bomba (incorporação possível de 0 a 7% de Éster Metílico de Ácidos Gordos). A utilização de bio ...

Citroën DS3. Nível do líquido de arrefecimento
O nível deste líquido deve situar-se próximo da marca "MAXI" sem a ultrapassar. Quando o motor estiver quente, a temperatura deste líquido é regulada pelo motoventilador. O motoventilador pode entrar em funcionamento, mesmo depois do motor parar. Tenha cuidado que a hélice não toque em objectos nem em vestuário. Além disso, estando o circuito de arrefecimento s ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0061