Mazda 2: Sugestões de Condução

AVISO

Não deixe o veículo deslocar-se na direção oposta à direção selecionada pela alavanca de velocidades: Não deixe o veículo deslocar-se para trás com a alavanca de velocidades numa posição para a frente, ou não deixe o veículo deslocar-se para a frente com a alavanca de velocidades na posição de marcha-atrás. Caso contrário, o motor será desligado, causando perda de potência nos travões e na direção assistida, dificultando o controlo do veículo podendo resultar num acidente.

Ultrapassagem

Para conseguir mais potência para ultrapassar um veículo ou efetuar uma subida íngreme, pressione totalmente o acelerador. A caixa de velocidades passará automaticamente para uma velocidade inferior, consoante a velocidade do veículo.

NOTA

  • O pedal do acelerador poderá inicialmente oferecer uma certa resistência ao ser pressionado, posteriormente a resistência diminui à medida que vai sendo ainda mais pressionado. Esta alteração na força do pedal, ajuda o sistema de controlo do motor na avaliação da posição do pedal do acelerador em todo o seu curso, para efetuar uma passagem para uma mudança inferior, além da avaliação se a passagem deve ser ou não efetuada.
  • Enquanto a alavanca das velocidades estiver na posição M e o DSC estiver desligado, o modo de engrenamento manual não passa para modo de engrenamento automático, mesmo que o pedal do acelerador seja totalmente pressionado. Opere a alavanca de velocidades.

Arranque em subida íngreme

Para efetuar uma subida a partir da posição de repouso:

  1. Pressione o pedal dos travões.
  2. Selecione D ou M1 dependendo do peso da carga e da inclinação do local.
  3. Liberte o pedal dos travões acelerando gradualmente ao mesmo tempo.

Efetuar descidas íngremes

Quando efetuar uma descida íngreme, efetue uma passagem de caixa para uma velocidade mais baixa, consoante o peso da carga e a inclinação do local. Desça lentamente, utilizando os travões apenas ocasionalmente de forma a evitar o sobreaquecimento dos mesmos.

Veja também:

Peugeot 207. Indicador de temperatura do líquido de arrefecimento
Sistema que informa o condutor acerca da evolução da temperatura de arrefecimento do motor em movimento. Com o motor ligado, quando o ponteiro se encontra:  na zona A , a temperatura está correcta,  na zona B , a temperatura é demasiado elevada; o avisador da temperatura máxima 1 e o avisador de aviso centralizado STOP acendem, acompanhadas por um sinal ...

Škoda Fabia. Avarias de funcionamento
Ao abrir e fechar repetitivamente os vidros, o mecanismo do elevador de vidros pode superaquecer e bloquear temporariamente. Assim que o mecanismo de operação arrefecer, volta a ser possível acionar o vidro. A desativação do elevador elétrico de vidros é realizada depois de desligar a bateria do veículo. Depois de ligar a bateria do v ...

Mazda 2. Óleo dos Travões/ Embraiagem
Inspeção do Nível do Óleo dos Travões/Embraiagem AVISO Se o nível do óleo dos travões/ embraiagem for baixo, solicite a inspeção dos travões: Níveis baixos de óleo dos travões e da embraiagem podem ser perigosos. Um nível baixo pode indicar desgaste das guarnições dos travões ou uma fuga no sistema de travagem o que poderá provocar a falha dos tr ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0078