Mazda 2: Descarga da Bateria

Mazda 2 / Em Caso de Avaria / Descarga da Bateria

Arranque com Bateria Auxiliar

Ligar o motor através de ligação de bateria auxiliar é um procedimento perigoso. Portanto siga os procedimentos cuidadosamente. Caso não tenha a certeza sobre arranque com bateria auxiliar, recomendamos a solicitação de um reparador competente para realizar o serviço.

AVISO Siga Estas Precauções Cuidadosamente: De forma a assegurar um manuseamento correto e seguro da bateria, leia atentamente as seguintes precauções antes de inspecionar ou lidar com a bateria. Não permita o contacto do polo positivo ( ) com objetos metálicos que possam provocar faíscas: Chamas ou faíscas perto das células abertas de uma bateria são perigosas. O hidrogénio produzido durante o funcionamento da bateria pode inflamar e provocar a sua explosão. A explosão de uma bateria pode originar queimaduras e ferimentos graves. Quando trabalhar perto de uma bateria, não coloque ferramentas de metal em contacto com o terminal positivo ( ) ou negativo ( ) da bateria. Mantenha as chamas, incluindo cigarros e faíscas afastadas das células abertas da bateria: Chamas ou faíscas perto das células abertas de uma bateria são perigosas. O hidrogénio produzido durante o funcionamento da bateria pode inflamar e provocar a sua explosão. A explosão de uma bateria pode originar queimaduras e ferimentos graves. Não ligue o motor com uma bateria auxiliar congelada ou com baixo nível de fluido: É perigoso efetuar uma ligação de uma bateria congelada ou com baixo nível de fluido. Poderá romper ou explodir e causar ferimentos graves. Ligue o terminal negativo da bateria a um bom ponto de massa afastado da bateria: É perigoso ligar o terminal do segundo cabo auxiliar ao terminal negativo ( ) da bateria descarregada.

Poderá originar uma faísca, causar a explosão do gás concentrado à volta da bateria e provocar ferimentos em alguém. Ligue os cabos auxiliares a um ponto afastado da bateria: É perigoso ligar um cabo de bateria a componentes móveis ou permitir que estejam junto aos mesmos. O cabo poderia ficar preso quando o motor arranca e provocar ferimentos graves.

 

CUIDADO Utilize exclusivamente baterias de 12 V. Poderá danificar irreversivelmente o motor de arranque, sistema de ignição e outros componentes elétricos de 12 V com uma fonte de alimentação de 24 V (duas baterias de 12 V ligadas em série um grupo gerador de 24 V).

Arranque com Bateria Auxiliar

1. Desmonte a tampa da bateria.

Arranque com Bateria Auxiliar

  1. Verifique se a bateria auxiliar é de 12 V e que o seu terminal negativo está ligado à massa.
  2. Se a bateria auxiliar estiver montada noutro veículo, não permita o contacto de ambos os veículos. Desligue o motor do veículo com a bateria auxiliar e todas as cargas elétricas desnecessárias em ambos os veículos.
  3. Ligue os cabos auxiliares pela sequência exata conforme indicado na ilustração.
  1. Ligue o motor do veículo de apoio e deixe-o a trabalhar durante alguns minutos. De seguida, ligue o motor do outro veículo.
  2. Quando terminar, desligue os cabos cuidadosamente pela ordem inversa descrita na ilustração.
  3. Se a tampa da bateria tiver sido desmontada, monte pela ordem inversa da desmontagem.
NOTA Verifique se as tampas estão montadas corretamente.
Veja também:

Mazda 2. Operar o Rádio
Sem Sistema de Dados de Rádio (RDS) Com Sistema de Dados de Rádio (RDS) Ligar o rádio Para ligar o rádio, pressione um botão de seleção de banda ( ) . Seleção de banda Pressionando sucessivamente o botão de seleção de banda ( ) irá comutar a banda do seguinte modo: FM1→FM2→AM (Sem Sistema de Dados de Rádio (RDS)), MW/LW (Com Sistema de Dados de Rádio (R ...

Peugeot 207. Ver bem
Iluminação Anel A Luzes apagadas. Acendimento automático das luzes. Luzes de presença. Luzes de cruzamento/Luzes de estrada. Anel B Luzes de nevoeiro traseiras. ou Luzes de nevoeiro dianteiras e traseiras. Limpa-vidros Comando A: limpa-vidros dianteiro 2. Varrimento rápido. 1. Varrimento normal. I. Varrimento intermitente. 0. Parado. AUTO. Varrimento aut ...

Chevrolet Aveo. Travagem com o motor
Para ajudar a utilizar o efeito de travagem de compressão do motor ao conduzir numa descida prolongada, seleccionar passagens de caixa para nível inferior no modo manual por ordem sequencial. Aviso Não fazer passagens de caixa para nível inferior de duas ou mais posições ao mesmo tempo. Isso evita danos na caixa de v ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0064