Mazda 2: Sistema Imobilizador

O sistema imobilizador só permite que o motor ligue com uma chave reconhecida pelo sistema.

Se alguém tentar ligar o motor com uma chave que não seja reconhecida pelo sistema, o motor não liga, ajudando deste modo a evitar o furto do veículo.

No caso de ocorrência de algum problema com o sistema imobilizador ou com a chave, consulte um Reparador Autorizado Mazda.

CUIDADO

  • Alterações ou modificações cuja conformidade não seja expressamente aprovada pela parte responsável, poderão impedir a utilização do sistema.
  • Para evitar danos na chave, não faça o seguinte:
  • Deixar cair a chave.
  • Molhar a chave.
  • Expor a chave a qualquer tipo de campo magnético.
  • Expor a chave a altas temperaturas em locais como o tablier ou o capot, ou seja, sob exposição direta ao sol.
  • Se o motor não ligar com a chave correta e a luz indicadora de segurança permanecer ligada ou piscar, o sistema poderá estar avariado. Consulte um Reparador Autorizado Mazda.

 

NOTA

  • As chaves possuem um código eletrónico único. Por esta razão, e de forma a garantir a sua segurança, a obtenção de chaves de substituição requer algum tempo. Apenas as poderá obter através de um Reparador Autorizado Mazda.
  • Mantenha sempre uma chave de substituição, para o caso de perder alguma das chaves. Se tal acontecer, contacte um Reparador Autorizado Mazda o mais rapidamente possível.
  • Se perder uma chave, um Reparador Autorizado Mazda poderá reconfigurar-lhe os códigos eletrónicos das restantes chaves e sistema imobilizador. Dirija-se a um Reparador Autorizado Mazda com as restantes chaves para as reconfigurar.

    Não é possível ligar o motor com uma chave que não tenha sido reconfigurada.

Funcionamento

NOTA

  • O motor poderá não arrancar e a luz indicadora de segurança poderá ligar permanentemente ou piscar, se a chave for colocada numa área onde seja difícil para o sistema detetar o sinal, tal como no painel de instrumentos ou no porta-luvas.

    Coloque a chave noutro local dentro do alcance do sinal, coloque o interruptor da ignição na posição Off e de seguida ligue o motor.

  • Sinais de televisão, estações de rádio ou transmissores, podem interferir com o sistema imobilizador. Caso esteja a utilizar a chave correta e o motor não liga, verifique a luz indicadora.

Ativar o sistema

O sistema é ativado quando a ignição é comutada de ON para off.

A luz indicadora de segurança no painel de instrumentos pisca em cada 2 segundos até o sistema ser desativado.

Ativar o sistema

Desativar o sistema

O sistema é desativado quando o interruptor da ignição é colocado na posição ON, com uma chave programada com o código correto. A luz indicadora de segurança liga durante 3 segundos e desliga de seguida. Se o motor não ligar com a chave correta e a luz indicadora de segurança permanecer ligada ou a piscar, tente o seguinte: Certifique-se que a chave está dentro do raio de alcance para a transmissão de sinal.

Desligue a ignição e de seguida ligue o motor. Se o motor não ligar após 3 ou mais tentativas, consulte um Reparador Autorizado Mazda.

NOTA

  • Se a luz indicadora de segurança piscar continuamente enquanto conduz, não desligue o motor.

    Dirija-se a um Reparador Autorizado Mazda e solicite a sua verificação. Se desligar o motor enquanto a luz estiver a piscar, não poderá voltar a ligá-lo.

  • Como os códigos eletrónicos são reconfigurados aquando da reparação do sistema imobilizador, as chaves são necessárias. Dirija-se a um Reparador Autorizado Mazda com todas as chaves para as programar.
Veja também:

Mazda 2. Rotação dos Pneus
AVISO Rode os pneus periodicamente: O desgaste irregular de um pneu é perigoso. Para equilibrar o desgaste da banda de rodagem dos pneus para manter um bom desempenho ao nível do comportamento e travagem, troque as posições dos pneus a cada 10.000 km ou num intervalo de quilometragem inferior se ocorrer um desgaste irregular. Durante a rotação dos pneus, ...

Citroën DS3. Casos particulares: modo STOP indisponível
O modo STOP não é activado quando: a porta do condutor se encontrar aberta, o cinto de segurança do condutor se encontrar removido, a velocidade do veículo não tiver ultrapassado os 10 km/h desde o último arranque com a chave, a manutenção do conforto térmico no habitáculo o exigir, o desembaciamento se encontrar activado, determinadas condições pontuais (carga da bate ...

Mazda 2. Avisos do Sistema de Controlo da Velocidade de Cruzeiro de Radar Mazda (MRCC)*
Quando necessário, os avisos do sistema de Controlo da Velocidade de Cruzeiro de Radar Mazda (MRCC) notificam o condutor sobre avarias do sistema e precauções que deverá ter na sua utilização. Verifique com base no sinal sonoro. Precauções O que deve verificar O ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0088