Mazda 2: Padrão de Engrenamento da Caixa de Velocidades Manual

Mazda 2 / Durante a Condução / Caixa de Velocidades Manual / Padrão de Engrenamento da Caixa de Velocidades Manual

Padrão de Engrenamento da Caixa de Velocidades Manual

O veículo está equipado com uma caixa manual de 5 ou de 6 velocidades. O padrão da caixa de velocidades é indicado na figura acima.

Pressione o pedal da embraiagem totalmente para efetuar uma passagem de caixa; de seguida liberte-o lentamente.

O seu veículo está equipado com um dispositivo para evitar o engrenamento acidental da marcha-atrás (R). Pressione a alavanca de velocidades para baixo para passar para a posição R.

Padrão de Engrenamento da Caixa de Velocidades Manual

AVISO

Não trave com o motor de modo brusco em superfícies escorregadias ou a alta velocidade: É perigoso efetuar reduções de caixa de forma brusca em estradas molhadas, com neve, gelo ou a alta velocidade. A mudança rápida de velocidade dos pneus pode fazer com que derrapem. Tal poderá originar a perda de controlo do veículo ou um acidente. Quando deixar o veículo estacionado, coloque sempre a alavanca de velocidades na posição 1 ou R e acione o travão de estacionamento: Caso contrário, o veículo poderá mover-se inesperadamente e causar um acidente.

 

CUIDADO

  • Mantenha o seu pé fora do pedal da embraiagem exceto quando pretender mudar de velocidade. Não utilize também a embraiagem para suster o veículo numa subida. O escorregamento contínuo da embraiagem irá causar o seu desgaste prematuro.
  • Não aplique força lateral excessiva na alavanca de velocidades quando passar de 5ª para 4ª velocidade. Caso contrário poderá provocar a seleção não intencional da 2ª velocidade e danificar a caixa de velocidades.
  • Certifique-se que o veículo está completamente parado antes de engrenar a marcha-atrás (R). Se engrenar a marcha-atrás (R) enquanto o veículo estiver em movimento, poderá danificar a caixa de velocidades.

 

NOTA

  • Se tiver dificuldades em engrenar a marcha-atrás (R), coloque a alavanca de velocidades em ponto-morto, solte o pedal da embraiagem e tente novamente.
  • (Com função i-stop) Se o motor parou devido à perda de velocidade, pode ser novamente ligado pressionando o pedal da embraiagem, durante 3 segundos, aquando da paragem do motor.

    O motor não pode ser novamente ligado mesmo com o pedal da embraiagem pressionado, sob as seguintes condições:

  • A porta do condutor esta aberta.
  • O cinto de segurança do condutor não está colocado.
  • O pedal da embraiagem não é libertado, por completo, depois do motor parar.
  • O pedal da embraiagem é pressionado sem o motor estar parado por completo.
  • (Com sistema de sensores de estacionamento) Quando a alavanca das velocidades é colocada na posição R com a ignição ligada, o sistema de sensores de estacionamento é ativado e ouve-se um sinal sonoro.

    Consulte Sistema de Sensores de Estacionamento.

Veja também:

Citroën DS3. Menus
Navegação (Conforme o equipamento) Parametrizar a orientação e escolher o destino Serviços conectados (Conforme equipamento) Aceder ao "Navegador Internet". Executar determinadas aplicações do seu smartphone através de "MirrorLink" ou CarPlay". Rádio Média Seleccionar uma fonte sonora, uma estação de rádio, visualizar fotografias. Telefone Ligar um telefo ...

Chevrolet Aveo. Trancagem diferida
Esta característica atrasa a trancagem das portas e o armar do sistema de alarme anti-roubo por cinco segundos quando o botão do fecho centralizado ou o radiotelecomando são usados para trancar o veículo. Isso pode ser alterado nas Definições do Veículo. ON: Ao pressionar o botão de fecho centralizado das portas, ouvir-se-ã ...

Peugeot 207. Lugar das cadeiras fixas para crianças com o cinto de segurança (berlina)
Conforme a regulamentação europeia, esta tabela indica as possibilidades de instalação das cadeiras fi xas para crianças com o cinto de segurança e homologados em universal (a) em função do peso da criança e do lugar no veículo. (a) Cadeira para crianças universal: cadeira para crianças podendo instalar-se em todos os veículos com o cinto de segurança. (b) Grupo 0: do nas ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.007