Mazda 2: Padrão de Engrenamento da Caixa de Velocidades Manual

Mazda 2 / Durante a Condução / Caixa de Velocidades Manual / Padrão de Engrenamento da Caixa de Velocidades Manual

Padrão de Engrenamento da Caixa de Velocidades Manual

O veículo está equipado com uma caixa manual de 5 ou de 6 velocidades. O padrão da caixa de velocidades é indicado na figura acima.

Pressione o pedal da embraiagem totalmente para efetuar uma passagem de caixa; de seguida liberte-o lentamente.

O seu veículo está equipado com um dispositivo para evitar o engrenamento acidental da marcha-atrás (R). Pressione a alavanca de velocidades para baixo para passar para a posição R.

Padrão de Engrenamento da Caixa de Velocidades Manual

AVISO

Não trave com o motor de modo brusco em superfícies escorregadias ou a alta velocidade: É perigoso efetuar reduções de caixa de forma brusca em estradas molhadas, com neve, gelo ou a alta velocidade. A mudança rápida de velocidade dos pneus pode fazer com que derrapem. Tal poderá originar a perda de controlo do veículo ou um acidente. Quando deixar o veículo estacionado, coloque sempre a alavanca de velocidades na posição 1 ou R e acione o travão de estacionamento: Caso contrário, o veículo poderá mover-se inesperadamente e causar um acidente.

 

CUIDADO

  • Mantenha o seu pé fora do pedal da embraiagem exceto quando pretender mudar de velocidade. Não utilize também a embraiagem para suster o veículo numa subida. O escorregamento contínuo da embraiagem irá causar o seu desgaste prematuro.
  • Não aplique força lateral excessiva na alavanca de velocidades quando passar de 5ª para 4ª velocidade. Caso contrário poderá provocar a seleção não intencional da 2ª velocidade e danificar a caixa de velocidades.
  • Certifique-se que o veículo está completamente parado antes de engrenar a marcha-atrás (R). Se engrenar a marcha-atrás (R) enquanto o veículo estiver em movimento, poderá danificar a caixa de velocidades.

 

NOTA

  • Se tiver dificuldades em engrenar a marcha-atrás (R), coloque a alavanca de velocidades em ponto-morto, solte o pedal da embraiagem e tente novamente.
  • (Com função i-stop) Se o motor parou devido à perda de velocidade, pode ser novamente ligado pressionando o pedal da embraiagem, durante 3 segundos, aquando da paragem do motor.

    O motor não pode ser novamente ligado mesmo com o pedal da embraiagem pressionado, sob as seguintes condições:

  • A porta do condutor esta aberta.
  • O cinto de segurança do condutor não está colocado.
  • O pedal da embraiagem não é libertado, por completo, depois do motor parar.
  • O pedal da embraiagem é pressionado sem o motor estar parado por completo.
  • (Com sistema de sensores de estacionamento) Quando a alavanca das velocidades é colocada na posição R com a ignição ligada, o sistema de sensores de estacionamento é ativado e ouve-se um sinal sonoro.

    Consulte Sistema de Sensores de Estacionamento.

Veja também:

Škoda Fabia. Memória
Fig. 26 Indicador da memória: Visor MAXI DOT () / Visor de segmento () O sistema memoriza dados nas três memórias em seguida descritas, que serão indicadas no visor na posição A Fig. 26. Desde a part. () ou "1" () Na memória serão memorizados os dados da viagem desde a ligação até à desligaç&a ...

Škoda Fabia. Avarias de funcionamento
Se o sistema não está disponível por motivos desconhecidos, será apresentada a mensagem correspondente no visor do painel de instrumentos. Sensor coberto/suja Se o sensor estiver sujo ou coberto, aparece uma mensagem de que o sensor não tem nenhuma visão. Limpar o sensor ou remover o obstáculo que perturba Fig. 125 . Sistema indisponíve ...

Chevrolet Aveo. Cintos de segurança nos bancos traseiros
O cinto de segurança do banco central traseiro só pode ser puxado para fora do enrolador se o encosto estiver na posição de trás. Uso do cinto de segurança durante a gravidez Aviso A faixa que passa pelo abdómen deve ser colocada o mais abaixo possível, por cima da pélvis para evitar pressão ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0059