Škoda Fabia: Travagem e estacionamento

Škoda Fabia / Condução / Arranque e condução / Travagem e estacionamento

Introdução ao tema

Neste capítulo encontrará informações sobre os seguintes temas:

Travão de mão

Estacionamento

O desgaste dos travões depende das condições de utilização e do estilo de condução. Em condições difíceis (p. ex., trânsito urbano, estilo de condução desportiva), o estado dos travões também deve ser verificado entre os intervalos de serviço por uma oficina especializada.

Os travões podem reagir com algum atraso, devido à presença de humidade nos discos e nas pastilhas, que, no Inverno, também podem congelar, ou devido à acumulação de sal nos mesmos. Deve limpar e secar os travões travando várias vezes.

Longos períodos de imobilização do veículo e uma fraca quilometragem favorecem a corrosão dos discos de travão e a sujidade das pastilhas. Os travões devem ser limpos travando várias as vezes.

Antes de percorrer uma longa distância com forte declive, reduzir a velocidade e mudar para a próxima marcha mais baixa. Deste modo, beneficiará do efeito de travagem do motor e solicitará menos os travões. Mas se uma travagem é na mesma necessária, então isso deve ser efetuada em intervalos.

Indicador de travagem de emergência - se for efetuada uma travagem a fundo, as luzes de emergência piscam automaticamente para alertar o tráfego atrás.

Novos calços do travão têm de ser primeiro "rodados", porque estes inicialmente não fornecem o melhor efeito de travagem. Por essa razão, deve conduzir com particular cuidado durante os primeiros 200 km.

Um nível do líquido de travagem muito baixo pode provocar avarias no sistema de travagem, no painel de instrumentos acende a luz de controlo " Sistema de travagem. Se a luz de controlo não acender e é efetuado uma travagem mais longa, então deve adaptar o estilo de condução correspondentemente à causa de erro desconhecida - dirigir-se imediatamente a uma oficina especializada.

O servofreio multiplica a pressão gerada quando o condutor carrega no pedal do travão. O servofreio só funciona se o motor estiver a trabalhar.

ATENÇÃO

  • Com o motor desligado, tem de exercer mais força para travar - Existe perigo de acidente!
  • Durante o processo de travagem com um veículo com caixa de velocidades manual, velocidade engrenada e no intervalo de baixo regime, deverá carregar o pedal da embraiagem. Caso contrário podem ocorrer limitações de funcionamento do sistema de-travagem hidráulica - existe o perigo de acidente!
  • Não acionar o pedal do travão se precisa de travar. Isso provoca um sobreaquecimento dos travões, de que resultará uma distância de travagem mais longa e um maior desgaste - existe perigo de acidente!
  • Travar para secar os travões e limpar os discos de travão apenas quando as condições de circulação o permitirem. Os outros utilizadores da estrada não devem ser colocados em perigo.
  • Observar as recomendações para novos calços dos travões.
  • Ao parar e estacionar, o travão de mão deve ser sempre puxado, caso contrário, o veículo poderia deslocar-se - existe perigo de acidente!
  • Em caso de montagem posterior de um spoiler dianteiro, de tampões integrais das rodas, etc., deve assegurar-se de que a entrada de ar para os travões das rodas dianteiras não é afetada. Caso contrário, os travões das rodas dianteiras pode sobreaquecer - existe perigo de acidente!
Veja também:

Mazda 2. Sinal Sonoro dos Sensores de Estacionamento
Quando o sistema está a funcionar, o sinal sonoro é emitido de acordo com a seguinte descrição. Sensores Traseiros *1 A frequência do sinal sonoro aumenta à medida que o veículo se aproxima do obstáculo. Sensor de Canto Traseiro *1 A frequência do sinal sonoro aumenta à medida que o veículo se aproxima do obstáculo. NOTA Se for detetada uma obstrução, numa ...

Citroën DS3. Correntes de neve
Em condições invernais, as correntes de neve melhoram a tracção bem como o comportamento do veículo nas travagens. As correntes de neve devem ser montadas apenas nas rodas dianteiras. Não podem ser montadas nas rodas de utilização temporária. Tenha em conta a regulamentação específica de cada país para a utilização das correntes de neve e a velo ...

Citroën DS3. Indicador de temperatura do líquido de arrefecimento
Com o motor em funcionamento, quando o ponteiro se encontra: na zona A, a temperatura está correcta, na zona B, a temperatura é demasiado elevada; o avisador de alerta centralizado STOP e o avisador de temperatura máxima 1 acendem-se a vermelho, acompanhados por um sinal sonoro e por uma mensagem no ecrã multifunções. Parar imperativamente o seu veículo nas melhores co ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0104