Škoda Fabia: Lavagem do veículo

A melhor proteção contra as influências nocivas do meio ambiente para o seu veículo é a lavagem frequente.

Quanto mais tempo os resíduos de insetos, excrementos de aves, sais para degelo e outros depósitos agressivos permanecerem colados no veículo, mais persistentes serão os seus efeitos nocivos. As temperaturas elevadas, p. ex.

devido a exposição solar, aumentam o efeito corrosivo.

Após o final do Inverno, é imprescindível lavar também a parte inferior do veículo.

Lavar à mão

Lavar o veículo de cima para baixo com uma esponja ou luva macia e muita água, eventualmente com detergentes adequados. Enxagúe bem a esponja ou a luva em intervalos regulares.

Para as rodas, soleiras de porta e a parte inferior do veículo, utilizar uma esponja diferente.

Enxaguar bem o veículo com água limpa abundante e, de seguida, secá-lo com um pano adequado.

Estações de lavagem automática

Antes de lavar o veículo não deve ter qualquer preocupação especial para além das medidas habituais (p.ex., fechar os vidros, incluindo o teto de correr/de abrir, etc.).

Caso o seu veículo disponha de determinados acessórios (p. ex., spoiler, porta-bagagem de tejadilho, antena etc.), é aconselhável chamar a atenção do operador da estação de lavagem para esse facto.

Após a lavagem automática com manutenção, as escovas do limpa-vidros devem ser limpas e lubrificados com produtos de limpeza especialmente previstos para isso.

Aparelho de limpeza a alta pressão

Ao lavar o veículo com um aparelho de limpeza a alta pressão é absolutamente indispensável que respeite os avisos de utilização do aparelho. Isto aplica-se particularmente para as indicações no que diz respeito à pressão e à distância de pulverização em relação à superfície do veículo.

ATENÇÃO

  • Lavagem do veículo no Inverno: a humidade e o gelo no sistema de travagem podem influenciar negativamente a eficácia dos travões - Existe perigo de acidente!
  • Ter cuidado na limpeza da parte inferior ou do interior dos compartimentos de rodas - existe o perigo de ferimentos nas partes metálicas afiadas!

CUIDADO

  • Não lavar o veículo na luz solar direta, não exercer pressão sobre a carroçaria durante a lavagem. Neste caso, a temperatura da água de lavagem pode ser de , no máximo, 60 C - caso contrário, existe o perigo de danificar a pintura do veículo.
  • Antes de passar numa estação de lavagem automática, dobrar os espelhos retrovisores exteriores para dentro - existe perigo de danificá-los.
  • Nos veículos com antena no teto, esta deve ser desaparafusada antes de passar numa estação de lavagem - caso contrário existe o perigo de danificá-los.

CUIDADO

Lavar o veículo com aparelho de limpeza a alta pressão

  • As películas não podem ser lavadas com nenhum aparelho de limpeza a alta pressão - existe perigo de dano.
  • Se, no Inverno, lavar o veículo, certifique-se de que não dirige o jato de água diretamente para os canhões das fechaduras ou para as juntas das portas ou tampas - Existe o perigo de congelamento!
  • Manter uma distância suficientemente grande de pulverização em relação à lente da câmara traseira, às peças plásticas (por exemplo, tejadilhos, spoilers, barras de proteção etc.), assim como aos materiais macios, tais como mangueiras de borracha ou material de isolamento.
  • Os sensores da ajuda ao estacionamento só podem ser pulverizados brevemente e tem de respeitar uma distância mínima de 10 cm - existe o perigo de danificação.
Veja também:

Peugeot 207. Alavanca de velocidades
P. Estacionamento.  Imobilização do veículo, com travão de estacionamento engrenado ou desengrenado.  Arranque do motor. R. Marcha-atrás.  Manobras de marcha-atrás, veículo parado, motor em ralenti. N. Ponto morto.  Imobilização do veículo, travão de estacionamento engrenado.  Arranque do motor. D. Funcionamento automático ...

Mazda 2. Passagem Manual para Uma Velocidade Inferior
Poderá realizar passagens de caixa para velocidades inferiores através da alavanca de velocidades ou dos comandos da caixa de velocidades no volante*. M6 → M5 → M4 → M3 → M2→ M1 Utilizar a alavanca de velocidades Para passar para uma velocidade inferior, empurre a alavanca de velocidades para a frente - uma vez. ...

Mazda 2. Sugestões de Utilização do Leitor de DVD
Fenómeno de condensação Quando o veículo está frio, imediatamente após ter ligado o aquecimento, o DVD ou os componentes óticos (prisma e lente) no leitor de DVD podem ficar embaciados com condensação. Quando isto acontecer, o DVD é imediatamente ejetado quando inserido na unidade. Um DVD embaciado pode ser facilmente limpo com um pano macio. Os componentes óticos são limpos e ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.02