Peugeot 207: Eco-condução

Peugeot 207 / Eco-condução

A eco-condução é um conjunto de práticas quotidianas que permitem que o automobilista optimize o consumo de combustível e que reduza a emissão de CO2.

Optimizar a utilização da caixa de velocidades

Com uma caixa de velocidades manual, arranque lentamente, não engrene a velocidade superior e conduza passando as velocidades com a devida antecedência. Quando o veículo estiver equipado, o indicador de mudança da velocidade convida a engrenar uma velocidade superior; se a informação for apresentada no quadro de bordo, siga-a.

Com uma caixa de velocidades automática ou pilotada, mantenha-se na posição Drive "D" ou Auto "A" , conforme o tipo de selector, sem premir fortemente ou bruscamente o pedal do acelerador.

Adoptar uma condução suave

Respeite as distâncias de segurança entre os veículos, utilize o travão do motor para além do pedal do travão, prima progressivamente o pedal do acelerador. Estas atitudes contribuem para economizar combustível, ajudam a reduzir a emissão de CO2 e a atenuar o fundo sonoro da circulação.

Em circulação fl uida, quando utilizar o comando "Cruise" no volante, seleccione o regulador de velocidade a partir dos 40 km/h.

Dominar a utilização dos equipamentos eléctricos

Antes de partir, se o habitáculo estiver superaquecido, arrefeça-o baixando os vidros e abrindo os ventiladores, antes de utilizar o ar condicionado.

Com uma velocidade superior a 50 km/h, volte a fechar os vidros e deixe os ventiladores abertos.

Pense utilizar os equipamentos que permitem limitar a temperatura dentro do habitáculo (ocultador do tecto de abrir, estoses...).

Desligue o ar condicionado, excepto se a regulação for automática, depois de ter atingido a temperatura de conforto pretendida.

Desligue os comandos de descongelamento e de desembaciamento, se o accionamento não for automático.

Desligue todos os comandos de aquecimento do assento.

Não conduza com os faróis e as luzes de nevoeiro ligados quando as condições de visibilidade forem sufi cientes.

Evite fazer rodar o motor, sobretudo no Inverno, antes de engrenar a primeira velocidade. O veículo aquece mais rapidamente enquanto estiver a andar.

Enquanto passageiro, se não ligar os suportes de multimédia (fi lmes, música, jogos de vídeo, ...), ajuda a reduzir o consumo de energia eléctrica, e portanto o combustível.

Desligue os aparelhos portáteis antes de deixar o veículo.

Limitar as causas de consumo excessivo

Reparta o peso por todo o veículo.

Coloque a bagagem mais pesada no fundo da bagageira, o mais perto possível dos assentos de trás.

Limite a carga do veículo e minimize a resistência aerodinâmica (barras de tejadilho, porta-bagagens, porta-bicicletas, reboque...). Prefi ra a utilização de uma caixa de tejadilho.

Retire as barras de tejadilho e o portabagagens antes da utilização.

No fim do Inverno, retire os pneus de neve e volte a montar os pneus de Verão.

Respeitar as instruções de manutenção

Verifi que regularmente, e a frio, a pressão dos pneus, consultando a etiqueta situada na porta do lado do condutor.

Efectue esta verifi cação, especialmente:

Não esqueça também a roda de emergência e os pneus do reboque ou da caravana.

Efectue regularmente a manutenção do veículo (óleo, fi ltro de óleo, fi ltro de ar...) e siga o calendário das operações indicadas pelo fabricante.

No momento de reenchimento do reservatório, não insista para além do 3º disparo da pistola para evitar entornar.

Ao volante de um veículo novo, só passados os 3 000 primeiros quilómetros é que obterá uma melhor regularidade no consumo médio de combustível.

Veja também:

Å koda Fabia. Suporte para tablet
Introdução ao tema Neste capítulo encontrará informações sobre os seguintes temas: Instalar/remover Manusear o suporte No suporte pode fixar dispositivos externos (por exemplo, tablet, smartphone e semelhante) com um tamanho de, no mínimo, 122 mm e, no máximo, 195 mm. A carga máxima admissível do suporte é de 75 ...

Chevrolet Aveo. Temperatura do líquido de arrefecimento do motor
acende-se a vermelho. Esta luz indica que ocorreu um sobreaquecimento do líquido de arrefecimento do motor. Se tiver estado a utilizar o veículo em condições normais de condução, deve encostar à berma, parar o veículo e deixar o motor trabalhar no ralenti durante alguns minutos. Se a luz não se apagar, deverá des ...

Peugeot 207. Espaços de arrumação da Mala (sw)
Tapa-bagagens (ver mais informações na página seguinte)  Tomada de acessórios 12 V (ver mais informações na página seguinte)  Ganchos (ver mais informações na página anterior)  Cintos de fi xação  Anéis de amarração  Rede de retenção de carga alta (ver mais informações na página seguinte)  Caixa de arrumaçà ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0062