Mazda 2: Sistema de Controlo de Tração (TCS)

Mazda 2 / Durante a Condução / ABS/TCS/DSC / Sistema de Controlo de Tração (TCS)

O Sistema de Controlo de Tração (TCS) melhora a tração e a segurança através do controlo do binário do motor e da travagem. Quando o TCS deteta falta de aderência nas rodas motrizes, o mesmo diminui o binário do motor e aciona os travões para evitar a perda de tração.

Isto significa que numa superfície escorregadia, o motor adapta-se automaticamente para proporcionar a potência ideal às rodas motrizes sem que as mesmas patinem ou percam tração.

A luz avisadora acende se o sistema estiver avariado.

Consulte Luzes Avisadoras.

AVISO

Não se baseie no Sistema de Controlo de Tração (TCS) como garantia de uma condução segura: O Sistema de Controlo de Tração (TCS) não compensa uma condução imprudente e perigosa, velocidade excessiva, seguir outro veículo a uma distância muito reduzida, hidroplanagem (fricção e contacto reduzidos dos pneus com a estrada devido à presença de água na superfície da mesma). Apesar do auxílio deste sistema, podem ocorrer acidentes.
Utilize pneus para neve ou correntes e conduza a velocidades reduzidas quando as estradas estiverem cobertas de gelo e/ou neve: É perigoso conduzir sem dispositivos apropriados de tração em estradas cobertas de neve e/ou gelo. O Sistema de Controlo de Tração (TCS) por si só não poderá fornecer uma tração adequada e portanto não estará livre de sofrer um acidente.

 

NOTA Para desligar o TCS, pressione o interruptor DSC OFF-.

Luz Indicadora TCS/DSC

Luz Indicadora TCS/DSC

Esta luz indicadora permanece ligada durante alguns segundos, quando a ignição é colocada na posição ON. Se o TCS ou o DSC estiverem ativos, a luz indicadora pisca.

Se a luz permanecer ligada, o TCS, DSC ou o sistema de assistência à travagem poderão estar avariados, não funcionando corretamente. Dirija-se a um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

NOTA

  • Adicionalmente ao piscar da luz indicadora, também poderá ser ouvido um ligeiro som de funcionamento proveniente do motor.

    Isto significa que o TCS/DSC está a funcionar corretamente.

  • Em estradas escorregadias, tais como estradas cobertas de neve acabada de cair, será impossível atingir um elevado regime do motor quando o TCS está ligado.
Veja também:

Citroën DS3. Ultrapassagem da velocidade programada
A ultrapassagem voluntária ou não da velocidade programada provoca o funcionamento intermitente da mesma no ecrã. O regresso à velocidade programada, por uma desaceleração voluntária ou não do veículo, anula automaticamente o funcionamento intermitente. Saída do modo regulador  Rode o comando 1 para a posição "0": o modo regulador deixa de estar seleccionado. A visu ...

Mazda 2. Equipamento Interior (Vista A)
Alavanca do limpa e lava-vidros Sinais de mudança de direção e de faixa Controlo das luzes Manípulo de trancamento da porta Interruptores dos vidros elétricos Interruptor de bloqueio dos vidros elétricos Manípulo de trancamento da porta Interruptor do rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores Interruptor do espelho retrovisor exterior Interruptor DSC OFF. Inte ...

Citroën DS3. Comando de emergência
Para trancar e destrancar mecanicamente as portas no caso de avaria do sistema de trancamento centralizado ou de falha da bateria. Em caso de problema de funcionamento do trancamento centralizado, é imperativo desligar a bateria para trancar a mala e assegurar o trancamento completo do veículo. Trancamento da porta do condutor  Insira a chave na fechadura, rode-a em ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0061