Mazda 2: Sistema de Controlo de Tração (TCS)

Mazda 2 / Durante a Condução / ABS/TCS/DSC / Sistema de Controlo de Tração (TCS)

O Sistema de Controlo de Tração (TCS) melhora a tração e a segurança através do controlo do binário do motor e da travagem. Quando o TCS deteta falta de aderência nas rodas motrizes, o mesmo diminui o binário do motor e aciona os travões para evitar a perda de tração.

Isto significa que numa superfície escorregadia, o motor adapta-se automaticamente para proporcionar a potência ideal às rodas motrizes sem que as mesmas patinem ou percam tração.

A luz avisadora acende se o sistema estiver avariado.

Consulte Luzes Avisadoras.

AVISO

Não se baseie no Sistema de Controlo de Tração (TCS) como garantia de uma condução segura: O Sistema de Controlo de Tração (TCS) não compensa uma condução imprudente e perigosa, velocidade excessiva, seguir outro veículo a uma distância muito reduzida, hidroplanagem (fricção e contacto reduzidos dos pneus com a estrada devido à presença de água na superfície da mesma). Apesar do auxílio deste sistema, podem ocorrer acidentes.
Utilize pneus para neve ou correntes e conduza a velocidades reduzidas quando as estradas estiverem cobertas de gelo e/ou neve: É perigoso conduzir sem dispositivos apropriados de tração em estradas cobertas de neve e/ou gelo. O Sistema de Controlo de Tração (TCS) por si só não poderá fornecer uma tração adequada e portanto não estará livre de sofrer um acidente.

 

NOTA Para desligar o TCS, pressione o interruptor DSC OFF-.

Luz Indicadora TCS/DSC

Luz Indicadora TCS/DSC

Esta luz indicadora permanece ligada durante alguns segundos, quando a ignição é colocada na posição ON. Se o TCS ou o DSC estiverem ativos, a luz indicadora pisca.

Se a luz permanecer ligada, o TCS, DSC ou o sistema de assistência à travagem poderão estar avariados, não funcionando corretamente. Dirija-se a um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

NOTA

  • Adicionalmente ao piscar da luz indicadora, também poderá ser ouvido um ligeiro som de funcionamento proveniente do motor.

    Isto significa que o TCS/DSC está a funcionar corretamente.

  • Em estradas escorregadias, tais como estradas cobertas de neve acabada de cair, será impossível atingir um elevado regime do motor quando o TCS está ligado.
Veja também:

Citroën DS3. Casos específicos: accionamento automático do modo START
Por motivos de segurança ou de conforto, o modo START é accionado automaticamente quando: abrir a porta do condutor, remover o cinto de segurança do condutor, a velocidade do veículo ultrapassar os 11 km/h com uma caixa de manual pilotada, se encontrar em determinadas condições particulares (carga da bateria, temperatura do motor, assistência à travagem, regulação do ar ...

Škoda Fabia. Assistência de travagem (HBA)
O HBA reforça a assistência de travagem e ajuda a reduzir a distância de travagem. A assistência de travagem (HBA) é ativada através do rápido acionamento do pedal do travão. Para percorrer uma distância de travagem tão curta quanto possível, o condutor deve acionar fortemente o pedal do travão, até o ve& ...

Mazda 2. Bluetooth® Audio
Especificação do sistema Bluetooth® aplicável (Recomendado) Ver. 2.0 Perfil de resposta A2DP (Perfil de Distribuição de Áudio Avançado) Ver. 1.0/1.2 AVRCP (Perfil de Controlo Remoto de Áudio/Vídeo) Ver. 1.0/1.3 A2DP é um perfil que transmite apenas áudio à unidade Bluetooth®. Se o seu dispositivo de áudio Bluetooth® corresponder apenas ao A2DP, mas não ao AVRCP, n ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0204