Mazda 2: Líquido de Arrefecimento do Motor

Mazda 2 / Manutenção e Cuidados / Manutenção Pelo Proprietário / Líquido de Arrefecimento do Motor

Inspeção do Nível do Líquido de Arrefecimento

AVISO Não utilize fósforos nem faça chamas no compartimento do motor. NÃO ADICIONE LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO QUANDO O MOTOR ESTIVER QUENTE: Um motor quente é perigoso. Se um motor tiver estado ligado durante algum tempo, as peças no compartimento do motor poderão estar muito quentes. Poderá queimar-se.

Inspecione cuidadosamente o nível do reservatório do líquido de arrefecimento do motor, sem abrir o mesmo. Estacione o veículo num local seguro, de seguida desligue a ignição e verifique se a ventoinha de arrefecimento não está a funcionar antes de tentar trabalhar junto à mesma: É perigoso trabalhar junto à ventoinha de arrefecimento quando se encontra em funcionamento. A ventoinha de arrefecimento pode continuar a funcionar indefinidamente mesmo com o motor desligado, desde que a temperatura do compartimento do motor seja elevada.

Poderá ser atingido pela ventoinha e ferir-se gravemente. Não retire as tampas do sistema de arrefecimento quando o motor e o radiador estão quentes: Quando o motor e o radiador estão quentes, o líquido de arrefecimento e vapor quentes podem sair repentinamente sob grande pressão e causar graves ferimentos.

 

NOTA A substituição do líquido de arrefecimento do motor deve ser efetuada por um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

Inspecione a proteção anticongelante e o nível do líquido de arrefecimento no reservatório pelo menos uma vez por ano -no início do inverno-e antes de viajar para locais onde a temperatura possa diminuir para valores inferiores ao ponto de congelação.

Inspecione a condição e as ligações de todo o sistema de arrefecimento e os tubos do aquecedor.

Substitua qualquer tubo que esteja inchado ou danificado.

O radiador deverá estar totalmente cheio de líquido de arrefecimento, enquanto no reservatório de líquido de arrefecimento o nível deve encontrar-se entre as marcas F ou FULL e L com o motor frio.

SKYACTIV-G 1.3 e SKYACTIV-G 1.5

Inspeção do Nível do Líquido de Arrefecimento

SKYACTIV-D 1.5

Inspeção do Nível do Líquido de Arrefecimento

Se estiver próximo ou ao nível da marca L, acrescente líquido de arrefecimento suficiente ao reservatório para assegurar a proteção contra o congelamento, corrosão e para repor o nível em F ou FULL.

Aperte corretamente a tampa após abastecer o reservatório de líquido de arrefecimento.

CUIDADO

  • O líquido de arrefecimento danifica a pintura.

    Enxague rapidamente se ocorrerem salpicos.

  • • Utilize apenas água (desmineralizada) na mistura de líquido de arrefecimento. Água que contenha minerais diminui a eficácia do líquido de arrefecimento.
  • Não adicione apenas água. Adicione sempre uma mistura apropriada de líquido de arrefecimento.
  • O motor possui peças em alumínio e deve ser protegido por um líquido de arrefecimento de base etilenoglicol para evitar a corrosão e o congelamento.
  • NÃO UTILIZE líquido de arrefecimento contendo álcool, metanol, borato ou silicato.

    Estes líquidos de arrefecimento poderão danificar o sistema de arrefecimento.

  • NÃO MISTURE álcool ou metanol com o líquido de arrefecimento. Pode danificar o sistema de arrefecimento.
  • Não utilize uma solução que contenha mais de 60% de anticongelante.

    Poderá reduzir a eficiência.

  • Se a marca "FL22" for indicada na tampa do sistema de arrefecimento ou junto à mesma, é recomendada a utilização de FL22 quando substituir o líquido de arrefecimento. Utilizar um líquido de arrefecimento do motor diferente de FL-22 pode provocar graves danos no motor e sistema de arrefecimento.

Se o reservatório do líquido de arrefecimento estiver vazio ou se for necessário adicionar frequentemente um novo líquido de arrefecimento, consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

Veja também:

Mazda 2. Eliminação de um dispositivo (Sistema Mãos-Livres Bluetooth® )
Os dispositivos registados (Telemóvel) podem ser eliminados individual ou coletivamente. NOTA Realize esta função apenas com o veículo estacionado. Requer demasiada atenção e poderá errar várias vezes se o fizer com o veículo em andamento. Pressione o botão atender ou o botão reconhecimento de voz durante um breve período. Pronunciar: [Beep] "Configuraç ...

Mazda 2. Padrão de Engrenamento da Caixa de Velocidades Manual
O veículo está equipado com uma caixa manual de 5 ou de 6 velocidades. O padrão da caixa de velocidades é indicado na figura acima. Pressione o pedal da embraiagem totalmente para efetuar uma passagem de caixa; de seguida liberte-o lentamente. O seu veículo está equipado com um dispositivo para evitar o engrenamento acidental da marcha-atrás (R). Pressione a alavanca de velo ...

Chevrolet Aveo. Arranque
Antes de iniciar a marcha, verificar Pressão e estado dos pneus. Nível do óleo de motor e níveis dos fluidos. Se todas as janelas, espelhos, iluminação exterior e placas de matrícula estão limpos, sem neve e sem gelo e a funcionar. Posição adequada dos espelhos, bancos e cintos de segurança. Verific ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0065