Mazda 2: Ecrã de Monitorização da Traseira do Veículo

Mazda 2 / Durante a Condução / Ecrã de Monitorização da Traseira do Veículo

O ecrã de monitorização da traseira do veículo fornece imagens da parte traseira do veículo aquando da marcha-atrás.

AVISO

Conduza sempre com cuidado, verificando diretamente com os próprios olhos, a segurança na traseira e as condições circundantes ao veículo: É perigoso efetuar marcha-atrás observando apenas a imagem no ecrã, pois poderá causar um acidente ou uma colisão num objeto. O ecrã de monitorização da traseira do veículo é apenas um dispositivo de assistência visual em manobras de marcha-atrás do veículo. As imagens, no ecrã, poderão ser diferentes das condições atuais.

 

CUIDADO

  • Não utilize o ecrã de monitorização da traseira do veículo nas seguintes condições: É perigoso utilizar o ecrã de monitorização da traseira do veículo nas seguintes condições, pois poderá resultar em ferimentos, danos no veículo ou ambos.
  • Estradas cobertas de gelo ou neve.
  • Pneus com correntes ou instalação de um pneu sobressalente temporário.
  • A tampa do compartimento de bagagens não está totalmente fechada.
  • O veículo encontra-se numa estrada inclinada.
  • Quando o ecrã está frio, as imagens poderão sair do ecrã e escurecer, dificultando a verificação das condições circundantes ao veículo. Conduza sempre com cuidado, verificando diretamente com os próprios olhos, a segurança na traseira e as condições circundantes ao veículo.
  • Não aplique força excessiva na câmara. A posição e o ângulo da câmara poderão variar.
  • Não desmonte, modifique ou remova a câmara, caso contrário poderá perder as suas propriedades de estanqueidade.
  • A tampa da câmara é construída em plástico. Não aplique agentes desengordurantes, solventes orgânicos, cera, ou isolantes de vidro na tampa da câmara. Se algum destes agentes salpicar para a tampa da câmara, limpe imediatamente com um pano macio.
  • Não esfregue a tampa com força com uma escova abrasiva ou áspera. Poderá riscar a tampa ou a lente, afetando, assim, a imagem.

 

NOTA

  • Se ocorrer infiltração de água, neve ou lama na lente da câmara, limpe-a utilizando um pano macio. Se não for possível limpar a lente, utilize um detergente suave.
  • Se a temperatura da câmara variar rapidamente (Quente para frio, frio para quente), o ecrã de monitorização da traseira do veículo poderá não funcionar corretamente.
  • Quando substituir os pneus, consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda. A substituição dos pneus poderá resultar numa variação das linhas guia que aparecem no ecrã.
  • Se a frente, lateral ou traseira do veículo for envolvida numa colisão, o alinhamento da câmara de monitorização da traseira do veículo (posição, ângulo) poderá variar.

    Consulte sempre um reparador qualificado para inspecionar o sistema, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

  • Se for indicado no visor "Sem Sinal de Vídeo Disponível", poderá haver um problema com a câmara. Solicite a inspeção do seu veículo num reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

Localização da Câmara de Monitorização da Traseira do Veículo

Localização da Câmara de Monitorização da Traseira do VeículoComutação Para a Visualização da Monitorização da Traseira do Veículo

Para comutar o ecrã para o modo de visualização da monitorização da traseira do veículo, mova a alavanca de velocidades para a posição R com a ignição colocada na posição ON.

NOTA Quando a alavanca de velocidades é movida da posição R para outra posição, o ecrã volta à visualização anterior.

Visualização da Imagem Captada

As imagens, no ecrã, poderão ser diferentes das condições atuais.

Visualização da Imagem Captada

NOTA

  • A visualização da imagem captada varia de acordo com as condições do veículo e da estrada.
  • A visualização da imagem captada é limitada. Os objetos, a um nível inferior ao para-choques, ou à volta das extremidades do mesmo não poderão ser visualizados.
  • A distância que aparece na imagem visualizada é diferente da distância real pois a câmara de monitorização da traseira do veículo está equipada com uma lente específica.
  • Alguns acessórios instalados opcionalmente no veículo poderão ser captados pela câmara. Não instale quaisquer componentes opcionais que possam interferir com as condições de captação da câmara como, por exemplo, farolins ou componentes construídos com material refletor.
  • Poderá ser difícil perceber a imagem visualizada no ecrã nas seguintes condições, contudo, isso não significa a existência de avaria.
  • Em zonas com pouca iluminação.
  • Quando a temperatura da lente é elevada/baixa.
  • Quando a câmara está molhada como, por exemplo, em dias de chuva ou durante períodos de elevada humidade.
  • Quando ocorrer aderência de substâncias estranhas à câmara como, por exemplo, lama.
  • Quando a lente da câmara reflete luz solar ou o feixe de luz dos faróis.
  • A imagem visualizada poderá estar atrasada se a temperatura da câmara for baixa.

Visualização da Imagem

As linhas guia que indicam a largura do veículo (amarelas) são indicadas no ecrã como uma referência da sua largura aproximada, comparativamente à largura do lugar de estacionamento que está prestes a ocupar.

Utilize este modo de visualização para estacionar o seu veículo num lugar de estacionamento ou garagem.

Visualização da Imagem

  1. Linhas guia da largura do veículo (amarelas) As linhas guia servem de referência da largura aproximada do veículo.
  2.  Linhas guia de distância Estas linhas guia indicam a distância aproximada para um ponto medido a partir da traseira do veículo (a partir da extremidade do para-choques).
CUIDADO As linhas guia no ecrã são linhas fixas. Não estão sincronizadas com o ângulo de viragem do volante. Quando efetuar manobras de marcha-atrás, verifique sempre atentamente a área na traseira do veículo diretamente com os próprios olhos.

Funcionamento da Monitorização da Traseira do Veículo

Durante as manobras de marcha-atrás, o funcionamento da monitorização da traseira do veículo varia consoante as condições de tráfego, da estrada e do veículo. As operações na direção e o instante das mesmas também varia consoante as condições, portanto confirme as condições circundantes diretamente com os próprios olhos e direcione o veículo de acordo com as condições.

Tenha atenção às precauções acima mencionadas antes de utilizar a monitorização da traseira do veículo.

NOTA As imagens visualizadas no ecrã a partir da câmara de monitorização da traseira do veículo são imagens invertidas (espelho de imagem).
  1. Para comutar o ecrã para o modo de visualização da monitorização da traseira do veículo, mova a alavanca de velocidades para a posição R.
  2. Confirmando as condições circundantes, efetue marcha-atrás.

Funcionamento da Monitorização da Traseira do Veículo

  1. Após iniciar a entrada no lugar de estacionamento, continue a efetuar marcha-atrás lentamente de modo a que a distância entre as linhas de largura do veículo e as laterais esquerda e direita do lugar de estacionamento sejam grosso modo iguais.
  2. Continue a manobrar o volante até as linhas guia de largura do veículo ficarem paralelas aos lados esquerdo e direito do lugar de estacionamento.
  3. Quando ficarem paralelas, endireite as rodas e efetue marcha-atrás lentamente para o lugar de estacionamento. Continue a verificar as condições circundantes ao veículo e de seguida pare o veículo na melhor posição possível. (Se o lugar de estacionamento possuir linhas de divisão, verifique se as linhas guia de largura do veículo estão dispostas paralelamente às linhas de divisão.)

Funcionamento da Monitorização da Traseira do Veículo

  1. Quando a alavanca de velocidades é movida da posição R para outra posição, o ecrã volta à visualização anterior.

NOTA Como poderá existir uma diferença entre a imagem visualizada (como a indicada a seguir) e as condições reais quando estacionar, verifique sempre diretamente com os próprios olhos a traseira do veículo e a área circundante.

  • Na imagem do lugar de estacionamento (ou garagem) indicada no ecrã, mesmo que a traseira e as linhas guia de distância apareçam alinhadas no ecrã, na realidade poderão não se encontrar alinhadas no chão.
  • Quando estacionar num lugar com uma linha de divisão em apenas um lado do lugar de estacionamento, a linha de divisão e a linha guia de largura do veículo poderão aparentar alinhadas no ecrã, mas na realidade poderão não estar alinhadas no chão.

Funcionamento da Monitorização da Traseira do Veículo

Veja também:

Chevrolet Aveo. Gases de escape
Perigo Os gases de escape do motor contêm monóxido de carbono venenoso que não tem cor nem cheiro e que pode ser fatal se inalado. Se os gases de escape entrarem no interior do veículo, abrir os vidros. Reparar a avaria numa oficina. Evitar conduzir com a bagageira aberta, caso contrário podem entrar ...

Citroën DS3. Ouvir as mensagens TA
A função TA (Traffic Announcement) torna prioritária a audição das mensagens de alerta TA. Para ficar activa, esta função necessita da recepção correcta de uma estação de rádio que emita este tipo de mensagens. Assim que for emitida uma info de trânsito, a fonte multimédia em curso (Rádio, CD, ...) é interrompida automaticamente para difundir a mensagem ...

Chevrolet Aveo. Sistemas de segurança para crianças Top-Tether
<3 volumes> <2 volumes 5 portas> Para aceder aos pontos de fixação Top-Tether, executar o seguinte: Retirar os objectos estranhos à volta da argola de ancoragem superior. 3 volumes: Abrir a tampa e puxar a argola de ancoragem para cima. 2 volumes 5 portas: Retirar a cobertura da bagageira. Prender o clipe da cinta de retenç&ati ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0079