Chevrolet Aveo: Óleo de motor

O óleo de motor é identificado pela qualidade e pela viscosidade. A qualidade é mais importante que a viscosidade quando se selecciona o óleo de motor a utilizar. A qualidade do óleo garante por exemplo a limpeza do motor, protecção antidesgaste e controlo do envelhecimento do óleo, enquanto que a graduação da viscosidade dá informação da espessura do óleo numa variedade de temperaturas.

Qualidade do óleo de motor

Dexos 2TM

Selecção do óleo de motor apropriado

A selecção do óleo de motor apropriado depende das especificações do óleo e do grau de viscosidade adequados.

Utilizar e pedir óleos de motor com marca de certificação dexosTM. O óleos que cumprem os requisitos do seu veículo devem ter a marca de certificação dexosTM na embalagem.

Esta marca de certificação indica que o óleo foi aprovado pela especificação dexosTM.

O seu veículo foi atestado de fábrica com óleo de motor aprovado dexosTM.

Apenas utilizar óleo de motor que está em conformidade com a especificação dexosTM ou um óleo de motor equivalente com o grau de viscosidade apropriado. Contudo, em determinadas circunstâncias, a utilização de óleos que não cumpram a especificação dexos pode ter como resultado um desempenho reduzido e danos no motor.

Se não tiver a certeza se o seu óleo de motor cumpre a especificação dexosTM, pergunte ao seu concessionário.

Atestar com óleo de motor

Óleos do motor de fabricantes e marcas diferentes poderão ser misturados desde que cumpram os critérios do óleo do motor (qualidade e viscosidade).

Se não existir óleo de motor com a qualidade desejada, poderão ser utilizados no máximo 1 litro de óleo de graduação ACEA A3/B4 ou A3/B3 (apenas uma vez entre cada uma das mudanças de óleo).

A viscosidade deverá ter a categoria correcta.

A utilização de óleo de motor com qualidade ACEA A1/B1 ou apenas A5/B5, é proibida uma vez que pode provocar danos no motor a longo prazo em determinadas condições de funcionamento.

Aditivos do óleo do motor

A utilização de aditivos do óleo do motor poderá causar danos e invalidar a garantia.

Graduações da viscosidade do óleo de motor

A graduação de viscosidade SAE dá informação da espessura do óleo.

O óleo multigraduado é indicado por dois dígitos:

O primeiro dígito, seguido por um W, indica a viscosidade a baixas temperaturas e o segundo dígito a viscosidade a altas temperaturas.

SAE 5W-30 é o melhor grau de viscosidade para o seu veículo. Não usar óleos com outros graus de viscosidade tais como SAE 10W-30, 10W-40 ou 20W-50.

Funcionamento em tempo frio:

Se numa zona geográfica muito fria onde a temperatura desce abaixo de -25 ºC, deve ser usado um óleo SAE 0W-xx. Um óleo com este grau de viscosidade torna mais fácil o arranque a frio do motor a temperaturas extremamente baixas.

Ao seleccionar um óleo com o grau de viscosidade apropriado, certificar-se que o óleo seleccionado cumpre a especificação dexosTM.

Até -25 ºC: 5W-30, 5W-40 Até -25 ºC e abaixo: 0W-30, 0W-40

Veja também:

Mazda 2. Passagem Manual para Uma Velocidade Superior
Poderá realizar passagens de caixa para velocidades superiores através da alavanca de velocidades ou dos comandos da caixa de velocidades no volante*. M1 → M2 → M3 → M4 → M5 → M6 Utilizar a alavanca de velocidades Para passar para uma velocidade superior, empurre a alavanca de velocidades para trás + uma vez. Utilizar o comando da caixa de velocidades no v ...

Mazda 2. Alcance dos Sensores
Os sensores detetam obstáculos dentro do seguinte alcance. Ecrã de visualização da distância Operação do Sistema de Sensores de Estacionamento Quando a ignição é ligada e a alavanca das velocidades (caixa de velocidades manual/caixa de velocidades automática) é colocada em marcha-atrás (R), o sinal sonoro é ativado e o sistema pode ser utilizado. ...

Mazda 2. Gases de Escape (Monóxido de carbono)
AVISO Não conduza o veículo se sentir gases de escape no interior do veículo: Os gases de escape são perigosos. Os gases contêm monóxido de carbono (CO), que é incolor, inodoro e nocivo. Quando inalado, pode causar a perda de consciência e levar à morte. Se sentir gases de escape no interior do veículo, abra completamente todos os vidros e consulte um re ...

Manual do Veículo



www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0147