Chevrolet Aveo: Óleo de motor

O óleo de motor é identificado pela qualidade e pela viscosidade. A qualidade é mais importante que a viscosidade quando se selecciona o óleo de motor a utilizar. A qualidade do óleo garante por exemplo a limpeza do motor, protecção antidesgaste e controlo do envelhecimento do óleo, enquanto que a graduação da viscosidade dá informação da espessura do óleo numa variedade de temperaturas.

Qualidade do óleo de motor

Dexos 2TM

Selecção do óleo de motor apropriado

A selecção do óleo de motor apropriado depende das especificações do óleo e do grau de viscosidade adequados.

Utilizar e pedir óleos de motor com marca de certificação dexosTM. O óleos que cumprem os requisitos do seu veículo devem ter a marca de certificação dexosTM na embalagem.

Esta marca de certificação indica que o óleo foi aprovado pela especificação dexosTM.

O seu veículo foi atestado de fábrica com óleo de motor aprovado dexosTM.

Apenas utilizar óleo de motor que está em conformidade com a especificação dexosTM ou um óleo de motor equivalente com o grau de viscosidade apropriado. Contudo, em determinadas circunstâncias, a utilização de óleos que não cumpram a especificação dexos pode ter como resultado um desempenho reduzido e danos no motor.

Se não tiver a certeza se o seu óleo de motor cumpre a especificação dexosTM, pergunte ao seu concessionário.

Atestar com óleo de motor

Óleos do motor de fabricantes e marcas diferentes poderão ser misturados desde que cumpram os critérios do óleo do motor (qualidade e viscosidade).

Se não existir óleo de motor com a qualidade desejada, poderão ser utilizados no máximo 1 litro de óleo de graduação ACEA A3/B4 ou A3/B3 (apenas uma vez entre cada uma das mudanças de óleo).

A viscosidade deverá ter a categoria correcta.

A utilização de óleo de motor com qualidade ACEA A1/B1 ou apenas A5/B5, é proibida uma vez que pode provocar danos no motor a longo prazo em determinadas condições de funcionamento.

Aditivos do óleo do motor

A utilização de aditivos do óleo do motor poderá causar danos e invalidar a garantia.

Graduações da viscosidade do óleo de motor

A graduação de viscosidade SAE dá informação da espessura do óleo.

O óleo multigraduado é indicado por dois dígitos:

O primeiro dígito, seguido por um W, indica a viscosidade a baixas temperaturas e o segundo dígito a viscosidade a altas temperaturas.

SAE 5W-30 é o melhor grau de viscosidade para o seu veículo. Não usar óleos com outros graus de viscosidade tais como SAE 10W-30, 10W-40 ou 20W-50.

Funcionamento em tempo frio:

Se numa zona geográfica muito fria onde a temperatura desce abaixo de -25 ºC, deve ser usado um óleo SAE 0W-xx. Um óleo com este grau de viscosidade torna mais fácil o arranque a frio do motor a temperaturas extremamente baixas.

Ao seleccionar um óleo com o grau de viscosidade apropriado, certificar-se que o óleo seleccionado cumpre a especificação dexosTM.

Até -25 ºC: 5W-30, 5W-40 Até -25 ºC e abaixo: 0W-30, 0W-40

Veja também:

Škoda Fabia. Avarias de funcionamento
Ao abrir e fechar repetitivamente os vidros, o mecanismo do elevador de vidros pode superaquecer e bloquear temporariamente. Assim que o mecanismo de operação arrefecer, volta a ser possível acionar o vidro. A desativação do elevador elétrico de vidros é realizada depois de desligar a bateria do veículo. Depois de ligar a bateria do v ...

Škoda Fabia. Verificações legais
Em muitos países estão em vigor leis, que obrigam a submeter numa determinada periodicidade os veículos a uma verificação técnica regular a nível de segurança funcional e rodoviária e das emissões de gases de escape. Estas verificações podem ser executados por oficinas ou estações de controle, que ...

Chevrolet Aveo. Substituição de roda
Misturar pneus pode fazer com que perca o controlo do veículo durante a condução. Se misturar pneus de tamanho, marca ou tipo diferente, (pneus radiais e de estrutura diagonal cintadas), o veículo poderá não obedecer correctamente e poderá sofrer um acidente. A utilização de pneus de tamanho, marca ou tipo diferente tamb&ea ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0079