Škoda Fabia: Líquido de refrigeração

Introdução ao tema

Neste capítulo encontrará informações sobre os seguintes temas:

Verificar e reabastecer

O líquido de refrigeração assegura a refrigeração do motor e é constituído por água e aditivo de líquido refrigerante com aditivos que protegem o sistema de refrigeração de corrosão e evitam incrustações.

O teor de aditivo de líquido de refrigeração no líquido de refrigeração deve ser de 40 a 60 %.

A proporção de mistura correta de água e aditivo do líquido refrigerante é verificada, em caso de necessidade, por uma oficina especializada, e se for o caso corrigir.

ATENÇÃO

  • Ao efetuar trabalhos no compartimento do motor observar as seguintes indicações de aviso .
  • Nunca abrir a tampa do vaso de expansão do líquido refrigerante, enquanto o motor estiver quente. O sistema de refrigeração está sob pressão - existe perigo de queimaduras ou ferimentos por salpicos do líquido de refrigeração!
  • Para se proteger contra salpicos de líquido de refrigeração, cobrir a tampa com um pano na abertura.
  • O líquido de refrigeração e os vapores do líquido de refrigeração são prejudiciais para a saúde - evitar o contacto com o líquido de refrigeração. Se o líquido de refrigeração entrar em contato com os olhos ou a pele, deverá lavar imediatamente a parte afetada, pelo menos durante um minuto, com água em abundância, eventualmente consultar um médico.

CUIDADO

Não cobrir o radiador e não montar peças (por exemplo, faróis auxiliares) em frente das entradas de ar - existe o perigo de sobreaquecimento do motor.

Verificar e reabastecer

Fig. 171 Vaso de expansão do líquido de refrigeração
Fig. 171 Vaso de expansão do líquido de refrigeração

Verificar e reabastecer o líquido de refrigeração sob as seguintes condições.

O veículo está em uma superfície horizontal.

O motor não está aquecido (com o motor quente, o resultado do teste não é preciso).

O motor está desligado.

Verificar o nível do líquido de refrigeração - o nível do líquido de refrigeração deve encontrar-se entre as marcas A e B Fig. 171. Se o nível do líquido de refrigeração estiver abaixo da marca B , reabastecer líquido de refrigeração.

Reabastecer

No reservatório deve existir sempre uma quantidade mínima de líquido refrigerante.

A especificação do líquido refrigerante aparece no depósito de compensação do líquido refrigerante Fig. 171.

Se o líquido de refrigeração recomendado não estiver disponível, então reabastecer apenas água destilada ou desmineralizada, e mandar corrigir o mais rápido possível a relação de mistura de água e aditivo de refrigeração por uma oficina especializada.

CUIDADO

  • Se o reservatório de compensação estiver vazio, não reabastecer nenhum líquido refrigerante. O sistema poderia ventilar - existe perigo de danos no motor! Não prosseguir viagem! Desligar o motor e solicitar a ajuda de uma oficina especializada.
  • Não abasteça o líquido de refrigeração acima da marca A Fig. 171. No aquecimento, o líquido de refrigeração pode ser pressionado fora do sistema de refrigeração - existe o perigo de danificar as peças do motor.
  • Se não for possível adicionar líquido de refrigeração, não prosseguir viagem! Desligar o motor e solicitar a ajuda de uma oficina especializada.
  • Um aditivo do líquido de refrigeração que não corresponde à especificação correta pode reduzir o efeito anti corrosão do sistema de refrigeração - existe o perigo de danificar o sistema de refrigeração e o motor.
  • Se foi reabastecido uma outra água que água destilada (desmineralizada), então deve mandar mudar o líquido de refrigeração por uma oficina especializada - existe o perigo de danificar o motor.
  • A perda de líquido de refrigeração indica que existe uma fuga no sistema de refrigeração - existe perigo de danificar o motor. Reabastecer líquido de refrigeração e desligar o motor e solicitar a ajuda de uma oficina especializada.

Aviso

Um nível de líquido de refrigeração muito baixo é indicado pela luz de controlo e é indicado pela mensagem correspondente. No entanto, recomendamos que verifique o nível do líquido de refrigeração de forma regular diretamente no vaso de expansão.

Veja também:

Škoda Fabia. Dados de viagem (indicação multifuncional)
Introdução ao tema Neste capítulo encontrará informações sobre os seguintes temas: Visão geral das indicações Aviso ao exceder a velocidade fixada Memória A apresentação de dados do veículo só é possível com ignição ligada. Depois de ligar a ignição a ...

Škoda Fabia. Anel de reboque dianteiro
 Fig. 190 Retirar a tampa / montar o anel de reboque Retirar/colocar a tampa Para retirar, pressionar na tampa no sentido da seta 1 e retirá-la no sentido da seta 2 Fig. 190. Para colocar, colocar a tampa na zona da seta 1 e pressionar depois na borda oposta da tampa. A tampa tem de encaixar bem. Montar / desmontar o anel de reboque Para montar, enroscar os ...

Mazda 2. Alcance dos Sensores
Os sensores detetam obstáculos dentro do seguinte alcance. Ecrã de visualização da distância Operação do Sistema de Sensores de Estacionamento Quando a ignição é ligada e a alavanca das velocidades (caixa de velocidades manual/caixa de velocidades automática) é colocada em marcha-atrás (R), o sinal sonoro é ativado e o sistema pode ser utilizado. ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0065