Mazda 2: Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

Mazda 2 / Em Caso de Avaria / Pneu Furado / Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado / Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

  1. Estacione numa superfície horizontal afastado da via de circulação e acione o travão de estacionamento.
  2. Coloque a alavanca de velocidades na posição (P) no caso de uma caixa de velocidades manual ou na posição (R) ou 1 no caso de uma caixa de velocidades manual e desligue o motor.
  3. Ligue as luzes de emergência.
  4. Peça para os passageiros saírem do veículo, retire a bagagem do compartimento de bagagens do veículo e o kit de emergência de reparação de pneu furado.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

5. Agite bem o vedante de pneu.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

CUIDADO Se a garrafa for agitada após enroscar o tubo de injeção, o vedante de pneu pode salpicar do tubo de injeção. Se o vedante de pneu entrar em contacto com roupa ou outros objetos, poderá ser impossível removê-lo. Agite a garrafa antes de enroscar o tubo de injeção.

 

NOTA O vedante de pneu pode ser utilizado a temperaturas exteriores da ordem dos – 30 °C. A temperaturas extremamente baixas (igual ou inferior a 0 °C), o vedante de pneu endurece facilmente dificultando a sua injeção. Aqueça o vedante de pneu no interior do veículo antes de efetuar a injeção

6. Retire a tampa da garrafa. Enrosque o tubo de injeção com a tampa interior da garrafa ainda colocada para quebrar a mesma.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

7. Retire o tampão da válvula do pneu furado. Pressione a parte traseira da ferramenta de encontro ao núcleo da válvula do pneu para retirar o ar remanescente no interior do pneu.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

CUIDADO Se existir ar no interior do pneu quando o núcleo da válvula é removido, este poderá saltar. Retire o núcleo da válvula cuidadosamente.

8. Com o auxílio da ferramenta, rode o núcleo da válvula no sentido anti-horário e retire o mesmo.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

NOTA Arrume o núcleo da válvula num local limpo para não ficar sujo.

9. Insira o tubo de injeção na válvula.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

10. Segure a parte inferior da garrafa a direito, aperte a mesma com as mãos e injete a quantidade total de vedante no pneu.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

11. Puxe o tubo de injeção para fora da válvula.

NOTA O vedante de pneu não pode ser reutilizado. Adquira um novo kit vedante de pneu num Reparador Autorizado Mazda.

12. Reintroduza o núcleo na válvula e rode-o no sentido horário para o instalar.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

NOTA Não deite fora a garrafa vazia de vedante de pneu. Entregue a garrafa num Reparador Autorizado Mazda quando substituir o pneu. A garrafa vazia de vedante de pneu necessita de ser utilizada para extrair e despojar o vedante utilizado no pneu.

13. De seguida, instale o tubo de injeção na garrafa para evitar fugas de vedante restante.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

14. Cole o autocolante de restrição de velocidade num local onde o condutor possa visualizá-lo facilmente.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

AVISO Não cole o autocolante de restrição de velocidade do veículo no painel de instrumentos, pois poderá obstruir a visibilidade de luzes avisadoras ou do velocímetro: É perigoso colar o autocolante de restrição de velocidade na almofada do volante. O autocolante poderá interferir com a insuflação do airbag e causar graves ferimentos.

15.Monte o tubo do compressor na válvula do pneu.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

16. Introduza a ficha do compressor na tomada de acessórios interior e coloque a ignição na posição ACC.

Utilização do Kit de Emergência de Reparação de Pneu Furado

CUIDADO

  • Antes de puxar a ficha do compressor para fora da tomada elétrica, certifique-se que o interruptor On-Off do compressor está na posição off.
  • O compressor liga e desliga através do interruptor de pressão.

17. Ligue o compressor e encha o pneu cuidadosamente até à pressão correta.

AVISO Nunca opere o compressor a uma pressão superior a 300 kPa (3,1 kgf/cm2, 3 bar, 43,5 psi): É perigoso operar o compressor a uma pressão superior a 300 kPa (3,1 kgf/cm2, 3 bar, 43,5 psi). Quando a pressão for superior a 300 kPa (3,1 kgf/cm2, 3 bar, 43,5 psi), o ar aquecido será expelido da parte traseira do compressor e poderá queimar-se.

 

NOTA

  • Consulte a placa da pressão dos pneus (estrutura da porta do condutor) para saber a pressão correta.
  • Não utilize o compressor durante períodos superiores a 10 minutos, caso contrário poderá danificá-lo.
  • Se o pneu não insuflar, poderá não ser possível reparar o pneu. Se o pneu não atingir a pressão correta dentro de um período de 10 minutos, provavelmente está bastante danificado.

    Quando isto acontecer, o kit de emergência de reparação de pneu furado não pode ser utilizado para reparar o pneu. Consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

  • Se o pneu estiver a uma pressão excessiva, desaperte a tampa no compressor e retire alguma quantidade de ar.

18. Quando o pneu atingir a pressão apropriada, desligue o compressor, retire o tubo da válvula do pneu.
19. Monte o tampão da válvula do pneu.
20. Arrume o kit de emergência de reparação de pneu furado no compartimento de bagagens e continue a conduzir.

CUIDADO

  • Conduza cuidadosamente até um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda, mantendo uma velocidade inferior a 80 km/h.
  • Se o veículo for conduzido a uma velocidade igual ou superior a 80 km/h, o veículo poderá começar a vibrar.

 

NOTA (Com sistema de monitorização da pressão dos pneus) Se o pneu não for corretamente insuflado, a luz avisadora do sistema de monitorização de pressão dos pneus liga.

21. Após conduzir o veículo durante 10 minutos ou 5 km, verifique a pressão do pneu com o indicador equipado no compressor. Se a pressão tiver diminuído, insufle o pneu até à pressão correta seguindo novamente o passo 16 e seguintes.

CUIDADO

  • Se a pressão do pneu diminuir para um valor inferior a 130 kPa (1,3 kgf/cm2 ou bar, 18,9 psi), a reparação não poderá ser efetuada com o kit de reparação. Estacione o veículo numa superfície horizontal afastado da via de circulação e consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.
  • Se a pressão do pneu permanecer baixa após repetir os passos 15 ao 21, estacione o veículo numa superfície horizontal afastado da via de circulação e consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

 

NOTA Quando verificar a pressão do pneu com o indicador de pressão do compressor, certifique-se que o interruptor do compressor está na posição off.

22. Se a pressão do pneu permanecer estável, a reparação do pneu ficou concluída. Conduza o veículo com cuidado até um reparador qualificado para substituir o pneu, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

CUIDADO

  • Um pneu que tenha sido reparado temporariamente com o vedante de pneu não pode ser reutilizado. A Mazda recomenda a substituição do pneu por um novo.
  • A jante pode ser reutilizada após a limpeza de quaisquer vestígios de vedante e depois de inspecionada cuidadosamente. Contudo, substitua a válvula do pneu por uma nova.
Veja também:

Peugeot 207. Descrição do kit
A. Selector de posição "Reparação" ou "Enchimento". B. Interruptor marcha "I" /paragem "O" . C. Botão de esvaziamento. D. Manómetro (em bar ou p.s.i.). E. Compartimento com:  um cabo com adaptador para tomada 12 V,  várias pontas de enchimento para acessórios, como bolas, pneus de bicicletas... F. Cartucho de produto de colmatagem. G. Tubo branco com ...

Škoda Fabia. Preparativos
Por razões de segurança, as seguintes indicações devem ser observadas antes de substituir uma roda na estrada. Estacionar o veículo o mais longe possível do fluxo de tráfego - para isso, escolher um subsolo plano e firme. Desligar o motor. Em caso de veículos com caixa de velocidades manual engrenar a 1ª engrenagem. Em ...

Škoda Fabia. Carga de apoio com acessórios montados
 Fig. 161 Apresentação do comprimento máximo dos acessórios montados e o peso total autorizado dos acessórios dependendo do centro de gravidade da carga Na utilização dos acessórios (p.ex., suporte de bicicletas) deve observar o seu comprimento máximo e o peso total autorizado incluindo carga. O comprimento máx ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0091