Mazda 2: Travões

Este veículo possui travões assistidos que se ajustam automaticamente durante a utilização normal.

Caso essa assistência falhe, poderá continuar a travar carregando no pedal dos travões com mais força do que habitualmente. No entanto, a distância de travagem será superior ao normal.

AVISO Não conduza com o motor desligado, encontre um local seguro para parar: É perigoso continuar a conduzir com o motor desligado. É necessário um esforço superior para travar e a assistência à travagem poderá ser reduzida se pressionar repetidamente o pedal dos travões. Assim poderão ser necessárias maiores distâncias de paragem podendo até provocar um acidente. Engrene uma velocidade baixa quando conduzir em descidas de elevado declive: É perigoso conduzir continuamente com o pé no pedal dos travões ou aplicar os travões durante longas distâncias. Poderá causar sobreaquecimento nos travões, diminuindo a sua eficiência ou eliminando totalmente a potência de travagem. Tal poderá causar a perda de controlo do veículo ou um grave acidente. Evite aplicar continuamente os travões.
Seque os travões conduzindo muito lentamente, libertando o pedal do acelerador e aplicando ligeiramente os travões até o desempenho dos mesmos voltar à condição normal: É perigoso conduzir com travões molhados. As distâncias de travagem aumentam e o veículo pode desviar para um lado quando os travões são aplicados, podendo resultar num grave acidente. Uma travagem ligeira indicará se os travões foram afetados.

 

CUIDADO

  • Não conduza com o pé apoiado no pedal da embraiagem ou no pedal dos travões, nem mantenha o pedal da embraiagem pressionado até meio curso desnecessariamente. Caso contrário poderá resultar no seguinte:
  • Os componentes da embraiagem e dos travões desgastar-se-ão mais rapidamente.
  • Os travões podem sobreaquecer e afetar negativamente o desempenho da travagem.
  • Pressione sempre o pedal dos travões com o pé direito. A aplicação dos travões com o pé esquerdo, que não é o pé utilizado habitualmente, poderá reduzir o seu tempo de reação a uma situação de emergência resultando numa operação de travagem insuficiente.

Travões

  • Utilize calçado apropriado para conduzir de modo a evitar tocar no pedal dos travões quando pressiona o pedal do acelerador.
Veja também:

Peugeot 207. Anomalia de funcionamento
Com a ignição ligada, acompanhada por um sinal sonoro e por uma mensagem no ecrã multifunções, indica um problema de funcionamento da caixa de velocidades. Nesse caso, esta passa para o modo de emergência, fi cando bloqueada na 3ª velocidade. Poderá sentir um impacto signifi cativo ao passar de P para R e de N para R . Este impacto não constitui um risco para a caixa ...

Chevrolet Aveo. Avaria
O sistema TPMS não funcionará correctamente se um ou mais sensores TPMS estiverem em falta ou inoperantes. Se o sistema detectar uma anomalia, o indicador pisca durante cerca de um minuto e, depois, fica aceso durante o resto do ciclo de ignição. acende-se em cada ciclo de ignição até o problema ser resolvido. Algumas das condi&c ...

Peugeot 207. Motores diesel
* Não disponível no SW e SW Outdoor. ** A massa do reboque travado pode ser, no limite do MTRA, aumentada na medida em que se reduz do mesmo valor o MTCA do veículo tractor; atenção, o reboque com um veículo tractor pouco carregado pode deteriorar o desempenho na estrada. Os valores do MTRA e das cargas rebocáveis indicadas são válidos para uma altitude máxima de 1 000 metr ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0072