Mazda 2: Travões

Este veículo possui travões assistidos que se ajustam automaticamente durante a utilização normal.

Caso essa assistência falhe, poderá continuar a travar carregando no pedal dos travões com mais força do que habitualmente. No entanto, a distância de travagem será superior ao normal.

AVISO Não conduza com o motor desligado, encontre um local seguro para parar: É perigoso continuar a conduzir com o motor desligado. É necessário um esforço superior para travar e a assistência à travagem poderá ser reduzida se pressionar repetidamente o pedal dos travões. Assim poderão ser necessárias maiores distâncias de paragem podendo até provocar um acidente. Engrene uma velocidade baixa quando conduzir em descidas de elevado declive: É perigoso conduzir continuamente com o pé no pedal dos travões ou aplicar os travões durante longas distâncias. Poderá causar sobreaquecimento nos travões, diminuindo a sua eficiência ou eliminando totalmente a potência de travagem. Tal poderá causar a perda de controlo do veículo ou um grave acidente. Evite aplicar continuamente os travões.
Seque os travões conduzindo muito lentamente, libertando o pedal do acelerador e aplicando ligeiramente os travões até o desempenho dos mesmos voltar à condição normal: É perigoso conduzir com travões molhados. As distâncias de travagem aumentam e o veículo pode desviar para um lado quando os travões são aplicados, podendo resultar num grave acidente. Uma travagem ligeira indicará se os travões foram afetados.

 

CUIDADO

  • Não conduza com o pé apoiado no pedal da embraiagem ou no pedal dos travões, nem mantenha o pedal da embraiagem pressionado até meio curso desnecessariamente. Caso contrário poderá resultar no seguinte:
  • Os componentes da embraiagem e dos travões desgastar-se-ão mais rapidamente.
  • Os travões podem sobreaquecer e afetar negativamente o desempenho da travagem.
  • Pressione sempre o pedal dos travões com o pé direito. A aplicação dos travões com o pé esquerdo, que não é o pé utilizado habitualmente, poderá reduzir o seu tempo de reação a uma situação de emergência resultando numa operação de travagem insuficiente.

Travões

  • Utilize calçado apropriado para conduzir de modo a evitar tocar no pedal dos travões quando pressiona o pedal do acelerador.
Veja também:

Mazda 2. Avisador de Luzes Ligadas
Se as luzes estiverem ligadas e a ignição estiver na posição ACC ou off, será ouvido um sinal sonoro contínuo quando a porta do condutor for aberta. NOTA Quando o interruptor da ignição é comutado para a posição ACC, o "Avisador Sonoro de Ignição Não Desligada (STOP)" sobrepõe-se ao avisador de luzes ligadas. Está disponível uma função ...

Mazda 2. Pneu Sobressalente
O seu Mazda possui um pneu sobressalente temporário. O pneu sobressalente temporário é mais leve e mais pequeno do que um pneu convencional e foi concebido apenas para uma utilização de emergência, podendo ser utilizando apenas durante períodos de tempo MUITO REDUZIDOS. Os pneus temporários NUNCA devem ser utilizados durante longas viagens ou longos períodos de tempo. A ...

Škoda Fabia. Ultrapassagens e funcionamento com reboque
Nas ultrapassagens Quando o veículo está regulado com uma velocidade inferior ao da memorizada e o pisca for acionado, o ACC avalia esta situação como intenção do condutor, de introduzir uma processo de ultrapassagem. O ACC acelera o veículo automaticamente e reduz assim a distância em relação ao veículo da frente. ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.008