Mazda 2: Sobreaquecimento

Mazda 2 / Em Caso de Avaria / Sobreaquecimento

Se a luz avisadora de temperatura elevada do líquido de arrefecimento do motor ligar, se o motor perder potência, ou se ouvir um ruído elevado de batida ou detonação, provavelmente o motor está demasiado quente.

AVISO Estacione o veículo num local seguro, de seguida desligue a ignição e verifique se a ventoinha de arrefecimento não está a funcionar antes de tentar trabalhar junto à mesma: É perigoso trabalhar junto à ventoinha de arrefecimento quando se encontra em funcionamento. A ventoinha de arrefecimento pode continuar a funcionar indefinidamente mesmo com o motor desligado, desde que a temperatura do compartimento do motor seja elevada.

Poderá ser atingido pela ventoinha e ferir-se gravemente. Não retire as tampas do sistema de arrefecimento quando o motor e o radiador estão quentes: Quando o motor e o radiador estão quentes, o líquido de arrefecimento e vapor quentes podem sair repentinamente sob grande pressão e causar graves ferimentos. Abra o capot APENAS quando já não se verificar escape de vapor proveniente do motor: O escape de vapor do motor é perigoso. O vapor poderá provocar queimaduras graves.

Se a luz avisadora de temperatura elevada do líquido de arrefecimento do motor ligar:

  1. Conduza o veículo para o lado da estrada e, estacione em segurança afastado da via de circulação.
  2. Coloque a alavanca de velocidades na posição (P) (caixa de velocidades automática) ou em ponto-morto (caixa de velocidades manual).
  3. Acione o travão de estacionamento.
  4. Desligue o ar condicionado.
  5. Verifique se existe alguma fuga de líquido de arrefecimento ou de vapor proveniente do compartimento do motor.

Se existir fuga de vapor do compartimento do motor: Não se aproxime da parte dianteira do veículo. Desligue o motor.

Espere até o vapor dissipar, de seguida abra o capot e ligue o motor. Se não existir qualquer fuga de líquido de arrefecimento ou de vapor: Abra o capot e deixe o motor ligado ao ralenti até arrefecer.

CUIDADO Se a ventoinha não funcionar quando o motor estiver ligado, a temperatura do motor aumentará. Desligue o motor e consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.
  1. Verifique se a ventoinha de arrefecimento está a funcionar, de seguida desligue o motor após a temperatura ter diminuído.
  2. Quando estiver frio, verifique o nível do líquido de arrefecimento.

    Se for baixo, inspecione a existência de fugas no radiador e nos tubos.

Se encontrar uma fuga ou outro dano, ou se persistir uma fuga de líquido de arrefecimento: Desligue o motor e consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

Sobreaquecimento

Sobreaquecimento

Se não encontrar problemas, se o motor estiver frio e não detetar fugas: Adicione cuidadosamente líquido de arrefecimento conforme necessário .

CUIDADO Se o motor continuar a sobreaquecer ou sobreaquecer frequentemente, solicite a inspeção do sistema de arrefecimento.

O motor poderá sofrer danos graves se não forem efetuadas reparações.

Consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

Veja também:

Mazda 2. Manutenção da Bateria
Para garantir a melhor prestação de uma bateria: Mantenha a bateria montada corretamente. Mantenha o topo da bateria limpo e seco. Mantenha as ligações e os terminais limpos, apertados e untados com vaselina ou massa lubrificante. Limpe o eletrólito derramado imediatamente com uma solução de água e bicarbonato de sódio. Se o veículo não vier a ser utilizado durante ...

Peugeot 207. Substituição das luzes da matrícula (W 5 W)
Inserir uma chave de fendas num dos orifícios exteriores da parte transparente.  Empurrar para o exterior para o desengatar.  Retirar a parte transparente.  Puxar a lâmpada e substituí-la. Lavagem de alta-pressão Ao utilizar este tipo de lavagem nas sujidades persistentes, não insista sobre as ópticas, luzes e o seu contorno, de modo a evitar a det ...

Mazda 2. Mulheres Grávidas e Pessoas em Condições Clínicas Graves
As mulheres grávidas devem usar cinto de segurança. Pergunte ao seu médico quais as recomendações específicas. O cinto ventral deve ser usado de forma a ficar ACONCHEGADO E NA POSIÇÃO MAIS BAIXA POSSÍVEL E ACIMA DAS ANCAS. A faixa do ombro do cinto de segurança deve ser colocada em cima do ombro e nunca na zona do estômago. As pessoas em condições clínicas graves também ...

Manual do Veículo



www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0365