Mazda 2: Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus

Mazda 2 / Durante a Condução / Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus / Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus

O Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus (TPMS) controla a pressão do ar nos quatro pneus. Se a pressão do ar de pelo menos um pneu for demasiado baixa, o sistema avisa o condutor através da indicação da luz avisadora do sistema de monitorização da pressão dos pneus no painel de instrumentos e de um sinal sonoro. O sistema monitoriza a pressão dos pneus indiretamente utilizando os dados enviados a partir dos sensores de velocidade das rodas do ABS.

Para permitir que o sistema funcione corretamente, o sistema necessita de ser inicializado com os pneus à pressão especificada (valor indicado na placa de pressão dos pneus). Siga o procedimento e efetue a inicialização.

Consulte Inicialização do Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus.

A luz avisadora pisca se o sistema estiver avariado.

Consulte Luzes Avisadoras.

Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus

CUIDADO

  • Cada pneu, incluindo o pneu sobressalente (se fornecido), deve ser verificado mensalmente quando estiver frio e ser insuflado à pressão recomendada pelo fabricante do veículo na placa de informação da pressão dos pneus do veículo. (Se o seu veículo possuir pneus com tamanhos diferentes dos especificados na placa de pressão dos pneus, deverá determinar a pressão correta desses pneus.) Como característica de segurança adicional, o seu veículo foi equipado com um sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS), que liga um indicador de baixa pressão dos pneus quando, pelo menos um pneu ou mais, se encontrar a uma pressão inferior à especificação. Quando a luz avisadora da pressão baixa dos pneus ligar, deverá parar, verificar e aumentar a pressão dos pneus, o mais cedo possível até à pressão apropriada. Conduzir com uma pressão dos pneus demasiado baixa pode causar o sobreaquecimento dos mesmos e consequentemente danificá-los. Pneus com pressão inferior à especificada também aumentam o consumo de combustível e diminuem a vida útil da banda de rodagem, podendo também afetar o comportamento do veículo assim como a eficiência de travagem.

    Por favor tenha atenção que o TPMS não é um substituto de uma manutenção desapropriada dos pneus, onde a manutenção de uma pressão correta é da responsabilidade do condutor, mesmo que a baixa pressão a que se encontrem os pneus não seja suficiente para ligar a luz avisadora da pressão baixa dos pneus do TPMS.

    O seu veículo também está equipado com um indicador de avaria TPMS para indicar quando o sistema não está a funcionar corretamente.

    O indicador de avaria TPMS funciona em combinação com o indicador de baixa pressão dos pneus. Quando o sistema detetar uma avaria, o indicador irá piscar, durante aproximadamente um minuto, ficando ligado posteriormente de forma contínua.

    Enquanto a avaria persistir, esta sequência será repetida sempre que o veículo for ligado. Quando o indicador de avaria estiver ligado, o sistema poderá não detetar ou assinalar uma baixa pressão nos pneus. As avarias do TPMS podem ocorrer por vários motivos, incluindo a montagem ou substituição de pneus alternativos ou jantes no veículo que não permitam que o TPMS funcione corretamente. Verifique sempre o indicador de avaria do TPMS após substituir um ou mais pneus ou jantes, no seu veículo, para assegurar que a substituição ou pneus ou jantes alternativos permitem o funcionamento correto do TPMS.

  • Para evitar leituras falsas, o sistema realiza várias verificações, durante algum tempo, antes de indicar uma avaria. Como resultado, não irá registar instantaneamente uma rápida perda de pressão dos pneus.

 

NOTA Como este sistema deteta ligeiras variações nas condições dos pneus, o instante do aviso poderá ocorrer mais cedo ou mais tarde nos seguintes casos:

  • O tamanho, fabricante ou o tipo de pneus é diferente da especificação.
  • O tamanho, fabricante ou o tipo de um pneu é diferente dos outros, ou o nível de desgaste dos pneus é excessivamente diferente entre o conjunto dos quatro.
  • Se for utilizado um pneu run-flat, pneu de neve e gelo sem pregos, pneu de neve ou correntes nos pneus.
  • É utilizado um pneu de emergência (A luz avisadora do sistema de monitorização da pressão dos pneus poderá piscar e de seguida permanecer ligada).
  • Um pneu está reparado com o kit de emergência de reparação de pneu furado.
  • A pressão dos pneus é excessivamente superior à pressão especificada, ou a pressão dos pneus é reduzida subitamente por algum motivo como, por exemplo, se ocorrer o rebentamento de um pneu.
  • A velocidade do veículo é inferior a 15 km/h (incluindo quando o veículo está parado), ou o período de condução é inferior a 5 minutos.
  • O veículo é conduzido numa estrada de piso extremamente irregular, ou piso escorregadio ou coberto de gelo.
  • Ocorrência sistemática de endurecimento da direção e aceleração/desaceleração rápida como, por exemplo, durante uma condução agressiva numa estrada com ventos fortes cruzados.
  • A carga no veículo é aplicada a um pneu como, por exemplo, através da colocação de carga num lado do veículo.
  • A inicialização do sistema não foi implementada com os pneus à pressão especificada.
Veja também:

Chevrolet Aveo. Avaria
O sistema TPMS não funcionará correctamente se um ou mais sensores TPMS estiverem em falta ou inoperantes. Se o sistema detectar uma anomalia, o indicador pisca durante cerca de um minuto e, depois, fica aceso durante o resto do ciclo de ignição. acende-se em cada ciclo de ignição até o problema ser resolvido. Algumas das condi&c ...

Škoda Fabia. Descrição do kit de reparação de pneus
O kit encontra-se numa caixa sob o revestimento do piso da bagageira. 1.    autocolante com indicação da velocidade "máx. 80 km/h" ou "máx. 50 mph" 2.    Chave de núcleo de válvula 3.    Mangueira de enchimento com bujão 4.    O compressor de ar (a disposiçã ...

Citroën DS3. Regulações complementares
Acesso aos lugares traseiros  Puxe o comando para a frente para rebater as costas e avançar o banco. Ao colocar o banco no lugar, este regressa à sua posição inicial. Ninguém nem nenhum objecto deve impedir a calha do banco de retomar a sua posição inicial; o regresso a essa posição é necessário para o bloqueio longitudinal. Não bloqueie o cinto de seg ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.012