Mazda 2: Precauções com os Sistemas de Retenção Suplementar (SRS)

Mazda 2 / Equipamento de Segurança Essencial / SRS Air Bags / Precauções com os Sistemas de Retenção Suplementar (SRS)

Os sistemas de retenção suplementar dianteiros e laterais (SRS) incluem diferentes tipos de airbags. Por favor, verifique os diferentes tipos de airbags que estão equipados no seu veículo localizando os indicadores "SRS AIRBAG". Estes indicadores são visíveis na zona onde os airbags estão instalados.

Os airbags estão instalados nos seguintes locais:

Os sistemas de retenção suplementar foram concebidos para conferir uma proteção adicional em certas situações, portanto os cintos de segurança são sempre importantes nos seguintes modos: Sem a utilização do cinto de segurança, os airbags não poderão fornecer uma proteção adequada durante um acidente. O cinto de segurança é necessário para:

Uma criança que seja demasiado pequena para utilizar um cinto de segurança deverá ser segurada corretamente através de um sistema de retenção para crianças .

Pondere cuidadosamente qual o sistema de retenção para crianças necessário para a sua criança e siga as instruções de montagem neste Manual do Proprietário, assim como as instruções do fabricante do sistema de retenção para crianças.

AVISO

Os cintos de segurança deverão ser utilizados em veículos equipados com airbags: É perigoso depender apenas dos airbags como proteção durante um acidente.

Sozinhos, os airbags não conseguem evitar prováveis ferimentos. Os airbags podem insuflar apenas na primeira colisão frontal, parcialmente frontal ou colisão lateral com forças de impacto pelo menos moderadas. Os ocupantes do veículo devem utilizar sempre cintos de segurança. As crianças não deverão sentar-se no banco do passageiro dianteiro: É perigoso colocar uma criança de idade igual ou inferior a 12 anos no banco dianteiro. A criança pode ser atingida pelo airbag em insuflação e ficar gravemente ferida ou até falecer. Uma criança a dormir tem tendência a encostar-se à porta, podendo ser atingida pelo airbag lateral numa colisão lateral moderada. Sempre que possível, segure sempre uma criança de idade igual ou inferior a 12 anos nos bancos traseiros com um sistema de retenção para crianças apropriado para a idade e tamanho da criança. Perigo Extremo! Nunca utilize um sistema de retenção para crianças virado para trás no banco do passageiro dianteiro com o airbag ativado: NUNCA utilize um sistema de retenção para crianças virado para trás num banco com AIRBAG ATIVO, poderá resultar na MORTE ou FERIMENTOS GRAVES na CRIANÇA.

Mesmo numa colisão moderada, o sistema de retenção para crianças poderá sofrer um impacto do airbag e ser deslocado violentamente para trás, resultando em graves ferimentos ou na morte da criança. Se o seu veículo estiver equipado com um interruptor de desativação do airbag do passageiro dianteiro, coloque-o sempre na posição OFF, quando colocar um sistema de retenção para crianças virado para trás no banco do passageiro dianteiro.

Precauções com os Sistemas de Retenção Suplementar (SRS)

Não se sente demasiado perto dos airbags do condutor e do passageiro: É extremamente perigoso sentar-se demasiado perto dos airbags do condutor e do passageiro assim como colocar as mãos em cima dos mesmos. O airbag do condutor e o airbag do passageiro dianteiro insuflam com muita força e rapidez. Podem provocar graves ferimentos se alguém estiver muito perto. O condutor deverá colocar as mãos no aro do volante. O passageiro dianteiro deverá manter os pés no piso do veículo. Os ocupantes dos bancos dianteiros deverão regular os respetivos bancos o mais para trás possível, sentarem-se com as costas direitas e encostadas aos bancos e colocarem os cintos de segurança. Sente-se no centro do banco e coloque corretamente o cinto de segurança: É extremamente perigoso sentar-se demasiado próximo dos módulos dos airbags laterais ou colocar as mãos nos mesmos, assim como adormecer encostado à porta ou debruçar-se para fora do veículo através da abertura dos vidros. Os airbags laterais e de cortina insuflam rapidamente e com uma grande intensidade, expandindo diretamente ao longo da porta no lado onde o veículo sofreu o impacto. Podem provocar graves ferimentos se alguém estiver demasiado perto ou encostado à porta, ou se os passageiros traseiros estiverem a agarrar a parte lateral dos bancos dianteiros.

Dê espaço aos airbags laterais e de cortina sentando-se no centro do banco quando o veículo estiver em movimento com os cintos de segurança colocados corretamente. Não coloque objetos em cima ou à volta da zona onde os airbags do condutor e do passageiro expandem: É perigoso colocar um objeto nos airbags do condutor e do passageiro dianteiro. Em caso de acidente, um objeto pode interferir com a insuflação dos airbags e ferir os ocupantes do veículo. Não coloque objetos em cima ou na zona onde um airbag lateral expande: É perigoso colocar objetos no banco dianteiro de tal modo que cubram as laterais dos bancos. Em caso de acidente, o objeto pode interferir com o airbag lateral, que insufla a partir de um dos lados do assento dos bancos dianteiros, impedindo a proteção adicional do airbag lateral ou redirecionando o airbag de um modo perigoso.

Adicionalmente, o airbag pode ser cortado ao abrir, libertando o gás.

Não pendure sacos de rede, bolsas ou mochilas com correias laterais nos bancos dianteiros. Nunca utilize capas nos bancos dianteiros. Mantenha sempre os airbags laterais dos bancos dianteiros livres para expandir no caso de uma colisão lateral.

Não coloque objetos em cima ou na zona onde um airbag de cortina expande: É perigoso colocar objetos nas zonas onde o airbag de cortina é ativado tais como no para-brisas, vidros laterais, pilares dianteiros e traseiros, ao longo do rebordo do tejadilho e pegas do tejadilho. Em caso de acidente, o objeto pode interferir com o airbag de cortina, que insufla a partir dos pilares dianteiros e traseiros e ao longo do rebordo do tejadilho, impedindo a proteção adicional do airbag de cortina ou redirecionando o airbag de um modo perigoso. Adicionalmente, o airbag pode ser cortado ao abrir, libertando o gás.

Não coloque quaisquer objetos nas pegas auxiliares. Quando pretender pendurar roupa, coloque-a diretamente no gancho. Mantenha sempre os airbags de cortina livres para expandir no caso de uma colisão lateral. Não toque nos componentes do sistema de retenção suplementar após a insuflação dos airbags: É perigoso tocar nos componentes do sistema de retenção suplementar após a insuflação dos airbags. Imediatamente após a insuflação, estão muito quentes. Poderá queimar-se. Nunca instale nenhum equipamento na dianteira do seu veículo: É perigoso montar equipamento na dianteira do seu veículo como por exemplo uma barra de proteção dianteira, limpa-neves e guinchos. O sensor de impacto do airbag pode ser afetado. Pode causar a insuflação inesperada dos airbags, ou pode impedir a insuflação dos airbags durante um acidente. Os ocupantes dianteiros poderão ser gravemente feridos. Não modifique a suspensão: É perigoso modificar a suspensão do veículo. Se a altura do veículo ou a suspensão for modificada, o veículo não poderá detetar com rigor uma colisão, resultando num disparo incorreto ou inesperado dos airbags e na possibilidade de ferimentos graves. Não modifique uma porta dianteira ou deixe qualquer dano por reparar. Dirija-se sempre a um reparador qualificado para inspecionar uma porta dianteira danificada, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

É perigoso modificar uma porta dianteira ou deixar qualquer dano por reparar. Cada porta dianteira possui um sensor de impacto lateral como componente do sistema de retenção suplementar. Se forem feitos orifícios numa porta dianteira, um altifalante da porta for deixado removido ou uma porta danificada ficar por reparar, o sensor pode ser afetado adversamente fazendo com que não detete corretamente a pressão de um impacto durante uma colisão lateral. Se um sensor não detetar corretamente um impacto lateral, os airbags de cortina e laterais e o pré-tensor do cinto de segurança dianteiro podem não operar normalmente, o que poderá resultar em ferimentos graves para os ocupantes.

Não modifique o sistema de retenção suplementar: É perigoso modificar os componentes da cablagem do sistema de retenção suplementar. Poderá ativá-lo ou danificá-lo acidentalmente. Não efetue quaisquer modificações no sistema de retenção suplementar. Isto inclui a montagem de revestimentos, autocolantes ou quaisquer objetos. Também inclui a montagem de equipamento elétrico extra nos ou junto aos componentes ou cablagem do sistema. Um reparador qualificado poderá fornecer os cuidados necessários na montagem e desmontagem dos bancos dianteiros, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

É importante proteger a cablagem e as ligações para assegurar que os airbags não disparam acidentalmente, o sensor de posição da regulação longitudinal do banco do condutor não fica danificado e que os bancos retêm uma ligação não danificada de um airbag. Não coloque bagagem ou outros objetos por debaixo dos bancos dianteiros: É perigoso colocar bagagem ou outros objetos por debaixo dos bancos dianteiros. Os componentes essenciais ao sistema de retenção suplementar podem ser danificados e, no caso de uma colisão lateral, os airbags apropriados poderão não disparar, podendo resultar em graves ferimentos ou até na morte do ocupante. Para evitar danos nos componentes essenciais ao sistema de retenção suplementar, não coloque bagagem ou outros objetos por debaixo dos bancos dianteiros. Não conduza um veículo com componentes do airbag/pré-tensores danificados: Os airbags insuflados ou danificados e os módulos dos pré-tensores dos cintos de segurança têm que ser substituídos após qualquer impacto que tenha causado o seu disparo ou danos no mesmo. Apenas um reparador qualificado poderá diagnosticar estes sistemas, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda. Conduzir com estes componentes danificados não irá disponibilizar-lhe a proteção necessária no caso de qualquer acidente podendo resultar em graves ferimentos ou na morte. Não desmonte componentes internos do airbag: É perigoso desmontar quaisquer peças tais como o banco dianteiro, painel de instrumentos, volante ou peças nos pilares dianteiros e traseiros e ao longo da extremidade do tejadilho, que contenham componentes do airbag ou sensores. Estas peças contêm componentes essenciais dos airbags. Os airbags podem ser disparados acidentalmente e causar graves ferimentos. Consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda.

Elimine corretamente os airbags: A eliminação de um airbag ou um veículo com airbags ativados pode ser extremamente perigoso. Se não forem cumpridos todos os procedimentos de segurança, poderá provocar ferimentos. Consulte um reparador qualificado, recomendamos um Reparador Autorizado Mazda de modo a eliminar com segurança os airbags ou um veículo equipado com airbags.

 

NOTA

  • Quando um airbag dispara, é ouvido um enorme ruído de insuflação e é libertado algum fumo. Não é suscetível de causar ferimentos, contudo, a textura dos airbags poderá causar ligeiros ferimentos na pele em partes do corpo que não estejam coberta com roupa, devido à fricção.
  • Se revender o seu Mazda, informamos-lhe que é importante que o novo proprietário se familiarize com os sistemas de airbag e todas as instruções acerca dos mesmos a partir do Manual do Proprietário.
  • Esta etiqueta de grande visibilidade avisa para a não utilização dos sistemas de retenção para crianças virados para trás no banco do passageiro dianteiro.

Veja também:

Škoda Fabia. Bloqueio eletrónico do diferencial (EDS e XDS)
O EDS impede a rotação da respetiva roda do eixo acionado. O EDS trava uma das rodas que patina e transmite a força motriz para a outra roda. A viagem torna-se mais fácil em superfícies de estrada com tração diferente em cada uma das rodas do eixo acionado. O EDS desliga-se automaticamente, para que o travão da roda travada não aq ...

Škoda Fabia. Difusores de ar
Fig. 113 Difusores de ar Nos difusores de ar 3 e 4 Fig. 113 é possível alterar a direção do fluxo de ar e os difusores também podem ser fechados e abertos individualmente. A definição da direção do fluxo de ar é feita movendo o elemento de ajuste A Fig. 113 na direção desejada. Abrir Girar o regu ...

Mazda 2. Aviso do LDWS
Se o sistema determinar que existe a possibilidade de sair da faixa de rodagem, o avisador LDWS é ativado e a luz avisadora LDWS pisca. Opere o volante adequadamente e conduza o veículo para o centro da faixa de rodagem. Para veículos equipados com o ecrã de condução ativa, se existir a possibilidade de saída da faixa de rodagem, o sistema indica a direção, para a qual determin ...

Manual do Veículo



www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0539