Citroën DS3: Luzes avisadoras

Luzes avisadoras

Referências visuais que informam o condutor relativamente ao funcionamento de um sistema (luzes avisadoras de marcha ou de neutralização) ou ao aparecimento de uma anomalia (luz avisadora de alerta).

Ao ligar a ignição

Determinadas luzes avisadoras de alerta acendem-se durante alguns segundos quando se liga a ignição.

Aquando do arranque do motor, estas luzes devem apagar-se.

Em caso de persistência, antes de colocar o veículo em movimento, consulte a respectiva indicação de alerta.

O avisador de funcionamento do sistema de airbag do passageiro permanece aceso durante aproximadamente um minuto após a ignição ser ligada, mesmo após o arranque do motor.

Avisos associados

O acendimento de determinadas luzes avisadoras pode ser acompanhado por um sinal sonoro e uma mensagem no ecrã multifunçõe

O acendimento da luz avisadora pode ser fixo ou intermitente.

Determinadas luzes avisadoras podem apresentar os dois tipos de acendimento. Apenas a relação do tipo de acendimento com o estado de funcionamento do veículo permitem determinar se a situação é normal ou se está presente uma anomalia.

Luzes avisadoras de marcha

O acendimento de uma das luzes avisadoras seguintes confirma o accionamento do sistema correspondente.

Avisador Acendimento Causa Acções / Observações
Luz de mudança de direcção esquerda intermitente com avisador sonoro O comando de iluminação está accionado para baixo  
Luz de mudança de direcção direita intermitente com avisador sonoro O comando de iluminação está accionado para cima  
Luzes de perigo intermitente com avisador sonoro. O comando do sinal de perigo, situado no painel de bordo, encontrase activado As luzes de mudança de direcção esquerda e direita, bem como as luzes avisadoras associadas, funcionam de forma intermitente em simultâneo.
Luzes de presença fixo. O comando de iluminação encontrase na posição "Luzes de presença".
Luzes de cruzamento fixo. O comando de iluminação encontrase na posição "Luzes de cruzamento  
Luzes de estrada fixo. O comando de iluminação é accionado na direcção do utilizador Puxe o comando para regressar às luzes de cruzamento
Luzes de nevoeiro dianteiras fixo. As luzes de nevoeiro dianteiras são acendidas através do anel do comando de iluminação. Rode o anel do comando de iluminação duas vezes para trás para apagar as luzes de nevoeiro
Luzes de nevoeiro traseiras fixo. As luzes traseiras de nevoeiro encontram-se accionados Rode o anel do comando para trás para desligar as luzes de nevoeiro
Pré-aquecimento motor Diesel fixo. A chave encontra-se na posição 2 (contacto) no contacto Aguarde que o avisador se apague antes de efectuar o arranque.

A duração de acendimento é determinada pelas condições climáticas (até cerca de trinta segundos em condições climáticas extremas).

Se não for possível efectuar o arranque do motor, ligue novamente a ignição e espere que o avisador se apague e, em seguida, efectue o arranque do mesmo

Travão de estacionamento fixo. O travão de estacionamento encontra-se engrenado ou desengrenado de forma incorrecta Desengrene o travão de estacionamento para apagar o avisador; pé no pedal do travão.

Respeite as instruções de segurança.

Para mais informações sobre o travão de estacionamento, consulte a rubrica correspondente

Stop & Start fixo. À paragem do veículo (sinal vermelho, paragem, engarrafamentos, ...) o Stop & Start coloca o motor em modo STOP A partir do momento em que pretender colocar o veículo em movimento, o avisador apaga-se e o arranque do motor é efectuado automaticamente em modo START.
intermitente durante alguns segundos e, em seguida, apagase. O modo STOP encontra-se momentaneamente indisponível.

ou O modo START foi accionado automaticamente.

Para mais finformações sobre oStop & Start, consulte a rubrica correspondente.
Pé no travão fixa. O pedal de travão deverá encontrarse pressionado. Com a caixa de velocidades pilotada, pressione o pedal de travão para efectuar o arranque do motor (alavanca na posição N).

Com a caixa de velocidades automática, pressione o pedal de travão, com o motor em funcionamento, antes de desengrenar o travão de estacionamento, para desbloquear a alavanca e abandonar a posição P.

Se pretender desactivar o travão de estacionamento sem pressionar o pedal do travão, este avisador permanecerá aceso.

intermitente. Em caixa de velocidades pilotada, se mantiver demasiado tempo o veículo em declive com a ajuda do acelerador, a embraiagem sobreaquece Utilize o pedal do travão e/ou o travão de estacionamento
Limpeza automática fixa. O comando do limpa-vidros está accionado com uma impulsão para b O funcionamento automático das escovas do limpavidros dianteiro é activado

Luzes avisadoras de neutralização

O acendimento de um dos seguintes avisadores confirma a paragem voluntária do sistema correspondente.

Este pode ser acompanhado por um sinal sonoro e uma mensagem no ecrã multifunçõ

Avisador Acendimento Causa Acções / Observações
Sistema de airbag do passageiro fixo. O comando, situado no porta-luvas, encontra-se accionado para a posição "OFF".

O airbag frontal do passageiro encontra-se neutralizado.

Pode instalar uma cadeira para crianças "de costas para a estrada", excepto em caso de anomalia de funcionamento dos airbags (luz avisadora de alerta dos Airbags acesa).

Accione o comando para a posição "ON" para activar o airbag frontal do passageiro.

Neste caso, não instale uma cadeira para crianças "de costas para a estrada"

Avisadores de alerta

Com o motor em funcionamento ou veículo em movimento, o acendimento de um dos avisadores seguintes indica o aparecimento de uma anomalia que necessita da intervenção do condutor.

Qualquer anomalia, que provoque o acendimento de um avisador de alerta, deve ser alvo de um diagnóstico complementar lendo a mensagem no ecrã multifunções.

Em caso de problema, não hesite em consultar a rede CITROËN ou uma oficina qualificada.

 

Avisador Acendimento Causa Acções / Observações
STOP fixo, isolado ou associado a um outro avisador de alerta, acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem no ecrã. O acendimento do avisador está associado a uma grave anomalia de travagem ou de temperatura do líquido de arrefecimento A paragem é imperativa nas melhores condições de segurança, uma vez que o motor poderá desligar-se com o veículo em movimento.

Estacione, desligue a ignição e entre em contacto com a rede CITROËN ou com uma oficina qualificada.

Service temporariamente. São apresentadas as anomalias menores, sem um avisador específico.

Identifique a anomalia através da mensagem que surge no ecrã como, por exemplo:

  • o nível do óleo motor,
  • o nível do líquido do lava-vidros,
  • a pilha do telecomando,
  • a saturação do filtro de partículas nos veículos Diesel (ver rubrica "Filtro de partículas (Diesel)").

Para as outras anomalias, consulte a rede CITROËN ou uma oficina qualificada.

fixo. São apresentadas as anomalias maiores, sem avisador específico Identifique a anomalia através da mensagem apresentada no ecrã e consulte imperativamente a rede CITROËN ou uma oficina qualificada.
Travagem fixo, associado ao avisador STOP O nível do líquido de travões no circuito de travagem é insuficiente. É imperativo que pare nas melhores condições de segurança.

Reponha o nível com um líquido de travões referenciado pela CITROËN.

Se o problema persistir, solicite a verificação do circuito pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada.

fixo, associado aos avisadores STOP e ABS. O repartidor electrónico de travagem (REF) encontra-se avariado. É imperativo que pare nas melhores condições de segurança.

Solicite a verificação pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada

Antibloqueio das rodas (ABS) fixo. O sistema de antibloqueio das rodas encontra-se avariado. O veículo conserva uma travagem clássica.

Circule com cuidado a uma velocidade moderada e consulte rapidamente a rede CITROËN ou uma oficina qualificada.

Controlo dinâmico de estabilidade (CDS/ASR) intermitente. A regulação do sistema activa-se. O sistema optimiza a motricidade e permite melhorar a estabilidade direccional do veículo
fixo, associado ao acendimento do avisador do botão de neutralização, acompanhado por um sinal sonoro e uma mensagem. O sistema CDS/ASR ou de ajuda ao arranque em zona inclinada encontrase avariado. Solicite a verificação pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada.
Sistema de autodiagnóstico do motor ntermitente. O sistema do controlo motor encontra-se avariado. Risco de destruição do catalisador.

Solicite a verificação pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada.

fixo. O sistema de antipoluição encontrase avariado. O avisador deve apagar-se aquando do arranque do motor.

Se não se apagar, consulte rapidamente a rede CITROËN ou uma oficina qualificada

Nível mínimo de combustível fixo. Aquando do primeiro acendimento, restam-lhe cerca de 5 litros de combustível no depósito. Reponha, imperativamente, o nível de combustível para evitar a avaria.

Este avisador acende-se novamente sempre que ligar a ignição, enquanto não for efectuado um complemento suficiente de combustível.

Capacidade do depósito: cerca de 50 litros (Gasolina) ou 46 litros (Diesel); (Consoante a versão: cerca de 30 litros (Gasolina ou Diesel)).

Nunca conduza até que o combustível termine totalmente, uma vez que isso pode danificar os sistemas de antipoluição e injecção.

Temperatura máxima do líquido de arrefecimento fixo. A temperatura do circuito de arrefecimento é demasiado elevada. A paragem é imperativa nas melhores condições de segurança.

Aguarde o arrefecimento do motor para completar o nível, se necessário.

Se o problema persistir, consulte a rede CITROËN ou uma oficina qualificada.

Pressão do óleo motor fixo. O circuito de lubrificação do motor encontra-se avariado. A paragem é imperativa, nas melhores condições de segurança.

Estacione, desligue a ignição e consulte a rede CITROËN ou uma oficina qualificada.

Carga da bateria fixo. O circuito de carga da bateria está avariado (terminais sujos ou desapertados, correia do alternador não tensionada ou seccionada...). O avisador deve apagar-se aquando do arranque do motor.

Se não se apagar, consulte a rede CITROËN ou uma oficina qualificada

Porta(s) aberta(s) fixo se a velocidade for inferior a 10 km/h. Uma porta ou a mala permanece aberta. Feche a porta em questão.
fixo e acompanhado por um sinal sonoro se a velocidade for superior a 10 km/h.
Airbags temporariamente. Acende-se alguns segundos e apagase quando a ignição é ligada. Deve apagar-se aquando do arranque do motor.

Se não se apagar, consulte a rede CITROËN ou uma oficina qualificada

fixo. Um dos sistemas de airbags ou dos pré-tensores pirotécnicos dos cintos de segurança encontra-se avariado Solicite a verificação pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada
Cinto de segurança não colocado / retirado fixo e, em seguida, intermitente acompanhado por um sinal sonoro crescente. O condutor e/ou o passageiro dianteiro não colocaram ou retiraram o cinto de segurança. Puxe o cinto e, em seguida, introduza a lingueta no fecho do cinto de segurança
Direcção assistida fixo. A direcção assistida apresenta um defeito. Circule com cuidado a uma velocidade moderada.

Solicite a verificação pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada.

Pressão baixa dos pneus fixo, acompanhado por um sinal sonoro e uma mensagem. A pressão é insuficiente numa ou mais rodas. Verifique a pressão dos pneus o mais rapidamente possível.

Este controlo deve ser efectuado de preferência a frio.

Deverá reinicializar o sistema após cada ajuste da pressão de um ou vários pneus e após a substituição de uma ou várias rodas.

Para mais informações, sobre a detecção de pressão baixa dos pneus, consulte a rubrica correspondente

intermitente e, em seguida, fixo, acompanhado pela luz avisadora Service A função apresenta um problema de funcionamento: o controlo da pressão dos pneus deixa de ser assegurado Assim que possível, verifique a pressão dos pneus.

Solicite a verificação do sistema pela rede CITROËN ou por uma oficina qualificada.

Aditivo AdBlue (Diesel BlueHDi) fixo desde o momento em que a ignição é ligada, acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem que indica a autonomia de deslocação. A autonomia de deslocação está compreendida entre 600 e 240 Proceda rapidamente a uma reposição do nível de aditivo AdBlue: dirija-se à rede CITROËN ou a uma oficina qualificada ou efectue por si próprio esta operação.
intermitente, associado ao avisador SERVICE, acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem que indica a autonomia de deslocação A autonomia de deslocação está compreendida entre 0 km e 600 k Proceda imperativamente a uma reposição do nível de aditivo AdBlue para evitar avarias: dirija-se à rede CITROËN ou a uma oficina qualificada ou efectue por si próprio esta operação.
intermitente, associado ao avisador SERVICE, acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem que indica a interdição do arranque. O reservatório de aditivo AdBlue está vazio: o dispositivo antiarranque regulamentar impede o arranque do moto Para poder efectuar o novo arranque do motor, deverá efectuar imperativamenteuma reposição do nível de aditivo AdBlue: dirija-se à rede CITROËN ou a uma atelier qualifié ou efectue por si próprio esta operação.

É imperativo inserir uma quantidade mínima de 3,8 litros de AdBlue no reservatório de aditivo.

Sistema antipoluição SCR (Diesel BlueHDi) fixo a partir do momento em que a ignição é ligada, associado aos avisadores SERVICE e sistema de autodiagnóstico do motor, acompanhado por um sinal sonoro e uma mensagem Foi detectado um problema de funcionamento do sistema antipoluição SCR. Este alerta desaparece assim que o nível de emissão dos gases de escape voltar a estar em conformidade.
intermitente a partir do momento em que a ignição é ligada, associado aos avisadores SERVICE e sistema de autodiagnóstico do motor, acompanhado por um sinal sonoro e uma mensagem que indica a autonomia de deslocação. Após confirmação do problema de funcionamento do sistema antipoluição, poderá percorrer até 1 100 km antes do accionamento do dispositivo de antiarranque do mot Dirija-se, assim que possível, à rede CITROËN ou a uma oficina qualificada para evitar avarias
intermitente a partir do momento em que a ignição é ligada, associado aos avisadores SERVICE e sistema de autodiagnóstico do motor, acompanhado por um sinal sonoro e uma mensagem. Ultrapassou o limite de deslocação autorizado após confirmação do problema de funcionamento do sistema antipoluição: o dispositivo antiarranque impede o novo arranque do motor. Para poder efectuar o novo arranque do motor, deverá imperativamente contactar a rede CITROËN ou uma oficina qualificada

 

Para efectuar a reposição ou para obter mais informações sobre o aditivo AdBlue , consulte a rubrica correspon
Veja também:

Peugeot 207. Posto de condução
 Comando do regulador de velocidade/limitador de velocidade.  Comando de ajustes do volante  Comandos de iluminação e de luzes de mudança de direcção.  Quadro de bordo.  Airbag condutor. Avisador sonoro.  Alavanca de velocidades.  Travão de estacionamento.  Comando do painel de o ...

Škoda Fabia. Modo de funcionamento
Fig. 132 Local de instalação da câmara / área de deteção atrás do veículo A câmara para capturar a área atrás do veículo encontra-se no puxador da tampa da bagageira Fig. 132. Área atrás do veículo Fig. 132 A.    Área de deteção da câmara ...

Škoda Fabia. Descrição do sistema
Fig. 7 Locais de instalação dos airbags Locais de instalação dos airbags Fig. 7 A.    Airbags frontais B.    Airbags laterais C.    Airbags de cabeça Airbags laterais - ao mergulhar no airbag totalmente insuflado, o movimento para a frente do condutor e do passageiro dianteiro é amorteci ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0095