Citroën DS3: Abastecimento de aditivo AdBlue

O enchimento do depósito de AdBlue está previsto a cada revisão do seu veículo na rede CITROËN ou numa oficina qualificada.

No entanto e considerando a capacidade do depósito, poderá ser necessário efectuar abastecimentos complementares de aditivo entre revisões, especialmente se um alerta (luz avisadora e mensagem) assim o indicar.

Poderá dirigir-se à rede CITROËN ou a uma oficina qualificada.

Caso pretenda efectuar este abastecimento por si próprio, leia atentamente as seguintes recomendações.

Congelamento do aditivo AdBlue O aditivo AdBlue gela a temperaturas inferiores a cerca de -11C.

O sistema SCR possui um dispositivo de reaquecimento do depósito de AdBlue que lhe permite colocar o veículo em movimento em condições climáticas de muito frio

Precauções de utilização

O aditivo AdBlue é uma solução à base de ureia. Este líquido é não inflamável, incolor e inodoro (conservar num local fresco).

Em caso de contacto com a pele, lave a zona afectada com água corrente e sabão. Em caso de contacto com os olhos, lave imediatamente com água corrente e abundante ou com uma solução de lavagem ocular. Em caso de persistência de sensação de ardor ou irritação, consulte um médico.

Em caso de ingestão, lave imediatamente a boca com água limpa e beba bastante água.

Em determinadas circunstâncias (por exemplo, temperatura elevada), o risco de libertação de amoníaco não pode ser excluído: não inalar o produto. Os vapores de amoníaco têm uma acção irritante nas mucosas (os olhos, o nariz e a garganta).

Conserve o AdBlue fora do alcance das crianças, no seu frasco original.

Nunca transvase o AdBlue para outro recipiente: o aditivo perderá as suas qualidades de pureza.

Utilize somente o aditivo AdBlue em conformidade com a norma ISO 22241.

Nunca dilua o aditivo com água.

Nunca coloque o aditivo no depósito de gasóleo.

Precauções de utilização

O armazenamento em frasco com sistema anti-gota permite simplificar as operações de abastecimento. Poderá adquirir frascos de 1,89 litros (1/2 galão) na rede CITROËN ou numa oficina qualificada.

Nunca faça o abastecimento de 'AdBlue num distribuidor reservado para veículos pesados.

Recomendações de armazenamento

O AdBlue congela abaixo de -11C e degrada-se a partir de 25C. É recomendado que guarde os frascos num local fresco ao abrigo da exposição directa à luz solar.

Nestas condições o aditivo poderá ser conservado durante pelo menos um ano.

Se o aditivo congelou, o mesmo poderá ser novamente utilizado uma vez completamente descongelado à temperatura ambiente

Não guarde os frascos de AdBlue no seu veículo.

Procedimento

Antes de proceder ao abastecimento assegurese que o seu veículo se encontra estacionado numa superfície plana e horizontal.

No Inverno, verifique que a temperatura do veículo é superior a - 11ºC. Caso contrário o AdBlue congelará e não poderá ser inserido no depósito. Guarde o seu veículo num local com uma temperatura moderada durante algumas horas para poder efectuar o abastecimento.

Desligue a ignição e retire a chave.

Procedimento

Procedimento

Importante: se o depósito de AdBlue do seu veículo estiver completamente vazio - o que é confirmado pelas mensagens de alerta e pela impossibilidade de ligar o motor -, deve obrigatoriamente efectuar um abastecimento, no mínimo, de 3,8 litros (ou seja dois frascos de 1,89 litros).

Após retirar o frasco, no caso de haver derrames, limpe o bocal do depósito com o auxílio de um pano húmido.

No caso de projecções do aditivo, lave imediatamente com água fria ou limpe com o auxílio de um pano húmido.

Caso o aditivo tenha cristalizado, elimine-o com o auxílio de uma esponja e de água quente.

Importante: em caso de reposição do nível após uma falta de aditivo, assinalada através da mensagem "Encher de aditivo antipoluição: Arranque interdito", deverá aguardar imperativamente cerca de 5 minutos antes de voltar a ligar a ignição, sem abrir a porta do condutor, nem destrancar o veículo, nem introduzir a chave no contactor.

Ligue a ignição e, em seguida, após decorrido um espaço de tempo de 10 segundos, ligue o motor.

 

Não deite fora os frascos de aditivo AdBlue com o lixo doméstico.

Deposite-os num contentor próprio para o efeito ou entregue-os no seu Ponto de Venda.

Veja também:

Mazda 2. Limitações dos Airbags SRS
Nos casos de colisões severas descritas anteriormente em "Critério de Acionamento dos Airbags", o airbag em causa será acionado. Contudo, em alguns casos de colisões, o equipamento poderá não ser acionado de acordo com o tipo e a intensidade do impacto. Limitações à deteção de colisão frontal / parcialmente frontal: As seguintes ilustrações são exemplos de colisões fro ...

Chevrolet Aveo. Conta-quilómetros
O conta-quilómetros indica os quilómetros ou milhas percorridos pelo veículo. Existe um conta-quilómetros parcial independente, que mede as distâncias percorridas pelo veículo desde a última reinicialização da função. Cada vez que premir o botão rotativo no painel de instrumentos, o visor mudar&aac ...

Mazda 2. Interruptor DSC OFF
Pressione o interruptor DSC OFF para desligar o TCS/DSC. A luz indicadora DSC OFF no painel de instrumentos liga. Pressione novamente o interruptor para voltar a ligar o TCS/DSC. A luz NOTA Quando o DSC está ligado e o condutor tenta libertar o veículo quando este se encontra preso, ou quando tenta conduzir em estradas cobertas de neve acabada de assentar ...

Manual do Veículo

www.binfoteh.com | © 2020 All rights reserved 0.0159